Franqueado nas mídias sociais e agora?

As mídias sociais tornaram-se importantes espaços de comunicação entre marcas e clientes, isso já é de conhecimento geral. No caso de franquias, a identidade e os perfis podem ser facilmente elaborados, mas exigem o acompanhamento de regras e pedem cuidado redobrado: uma falha na comunicação feita por um franqueado em uma rede social pode ferir a imagem de toda a rede. No caso da Fisk, boa parte de suas mais de mil unidades em todo o Brasil têm perfis nas principais mídias sociais. “Nos treinamentos oferecidos aos franqueados, costumamos orientar que é possível aperfeiçoar a comunicação com os alunos da unidade e também com a comunidade local”, explica Christian Ambros, diretor da Fundação Fisk.
Assim, a empresa passou algumas dicas importantes para franqueados alcançarem bons resultados nas mídias sociais:
– Mantenha a padronização da franqueadora: é importante que as imagens postadas tenham o logo oficial da rede. Não crie artes diferentes com a marca da empresa, afinal, ela faz parte da identidade de toda a rede e esse é um dos pontos que faz com que a sua franquia seja reconhecida pelo grande público. Não utilize campanhas publicitárias e logos antigos, isso pode demonstrar que a unidade está desatualizada, o que pode afastar futuros clientes;
– Compartilhe e curta o conteúdo do perfil oficial da rede: o perfil oficial da rede sempre desenvolve e publica conteúdos que podem ser utilizados por todas as unidades, como notícias relevantes sobre a rede como um todo. Logo, replicar esse material na página da franquia é uma forma de manter os curtidores que não necessariamente acompanham o perfil oficial da rede; 
– Desenvolva conteúdos ligados a sua unidade: ações diferenciadas, como uma aula especial, uma palestra ou um evento para integrar os alunos, devem ser divulgadas, de preferência com fotos. Isso demonstra que, no caso das escolas, a franquia oferece atividades que vão além das aulas e motivam o relacionamento interpessoal entre estudantes de diferentes turmas;
– Divulgue parcerias com outros empreendedores locais: caso a unidade tenha convênio com outras empresas, as mídias sociais são importantes canais para comunicar o público sobre esse tipo de novidade;
– Interaja com perfis locais: curta, compartilhe e comente boas notícias postadas por outros negócios locais. Isso mostra engajamento, pode ajudar a captar novos curtidores para a página e até, quem sabe, gerar novas parcerias;
– Em caso de dúvidas, procure a franqueadora: não sabe como responder um comentário na página? Procurar o departamento da franqueadora responsável pela comunicação pode ser uma boa saída. A equipe pode auxiliar a solucionar conflitos e dar outras dicas que contribuam para que a página e a franquia mantenham uma boa reputação.

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