Furukawa promove projetos de gestão ambiental

0
0


Empresa socialmente responsável, a Furukawa tem se empenhado em construir um futuro melhor para as próximas gerações. Há tempos a empresa segue o lema “Preservar o Meio Ambiente é fundamental para Preservar a Vida”. Assim, a fabricante de cabos metálicos e ópticos desenvolve projetos de gestão ambiental que visam a preservação da natureza e desenvolvimento sustentável. Entre eles, destacam-se projetos de conscientização para colaboradores, reutilização de materiais e o desenvolvimento de tecnologias capazes de minimizar os efeitos nocivos ao meio ambiente causados por materiais e processos industriais.

Desde 2001, a Furukawa mantém uma política para a destinação correta dos resíduos gerados pelo processo de fabricação, denominada “Sistema de Gestão Ambiental”. Na prática, todo efluente gerado é cuidado na sua Estação de Tratamento de Efluentes, projetada para atender uma demanda de até 1.500 funcionários. A qualidade do processo de tratamento é garantida com a execução de testes em laboratórios credenciados para análises específicas. Adicionalmente, a empresa promove a conscientização de colaboradores diretos e terceirizados com palestras, treinamentos, visitação às empresas de reciclagem e informativos internos. Tudo isso para evidenciar a importância da redução e eliminação dos impactos ambientais.

Uma outra prática ambiental da companhia é a reutilização de bobinas de madeira. Neste programa são reaproveitadas mensalmente, em média, 800 bobinas. Elas são criteriosamente escolhidas para serem reutilizadas dentro dos mesmos requisitos de segurança e qualidade. Quando necessitam de reparo, a empresa utiliza madeira reaproveitada de outras bobinas e, nos casos em que isto não é aplicável, utiliza madeira de reflorestamento. “Com isto, evitamos a derrubada de 1.100 árvores por ano na confecção de novas bobinas e cada cliente contribui de forma significativa para a preservação ambiental”, observa o gestor da qualidade Gilson Stremel. Vale ressaltar que novas bobinas são fabricadas apenas com madeira proveniente de reflorestamento. “O sucesso deste programa, implementado no mercado nacional, deverá se expandir ao mercado de exportação, onde bobinas novas e recicladas serão utilizadas indistintamente, contribuindo ainda mais para a preservação do meio ambiente”, revela Stremel.

A Furukawa também realiza o controle das emissões atmosféricas para verificação dos parâmetros de emissão de poluentes, conforme a legislação atual e recentemente lançou uma nova linha de produtos ecológicos – cabos ópticos, cabos metálicos e conectores. “Estes produtos foram desenvolvidos em conformidade com a diretiva européia RoHS (Restriction of Hazardous Substances), que restringe o uso de determinadas substâncias consideradas nocivas ao meio ambiente e aos seres humanos na fabricação dos produtos e que, em breve, deve tornar-se uma prática mundial”, diz o executivo.

Além disso, há a coleta seletiva que é realizada por todos os colaboradores e terceiros que trabalham na empresa. Além da questão ambiental envolvida na coleta seletiva há a questão Social. O material coletado na unidade industrial de Curitiba que é reciclável (copos plásticos, papel de escritório e papelão de embalagens) é vendido e o valor obtido é repassado integralmente ao programa Social Furukawa, que atende crianças de baixa renda da comunidade vizinha da empresa. “O desenvolvimento desta política, que atende a mais de 200 Leis Ambientais, permitiu a conquista, em 2005, da Certificação ISO 14001:2004”, lembra Stremel.