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Futuro do marketing digital e das ações

Com o peso cada vez maior do digital nos investimentos e receita das empresas, fica impossível ignorar a necessidade de se investir em divulgação na web. Mas muitos empreendedores ainda não encontraram a maneira ideal de fazer isso. Para Robson Del Fiol, CEO da ESV Digital, empresa especializada em marketing digital, a internet permite usar o Big Data para traçar campanhas inteligentes. Em entrevista, ele comenta as tendências do segmento para os pequenos e médios empresários ficarem de olho desde já:
 
Qual a principal mudança no marketing com a internet?
Robson Del Fiol: A escala somada à personalização. Antes você planejava uma campanha para atingir um grupo de pessoas. Agora, aborda um público ainda maior e, ainda assim, é possível tratar os indivíduos de forma única. O futuro do marketing digital é essa customização em massa. Isso permite ser assertivo na comunicação e atender melhor necessidades específicas, usando os canais certos para atingir as pessoas certas de acordo com o serviço ou produto oferecido.
 
Qual a importância da atribuição de valores para esses canais?
Para ter um plano de mídias digitais eficiente, é preciso ter uma coleta de dados eficiente. Atribuição significa entender e valorizar corretamente a importância de cada canal (e-mail marketing, SEO, displays, adwords, redes sociais, etc.) no processo de venda de um produto ou serviço. Conforme você consegue avaliar isso de uma maneira precisa, fica mais fácil programar seus investimentos.
 
Quais canais oferecem o melhor ROI?
O SEO e o próprio domínio. O SEO é um investimento barato perto do resultado que oferece e, se bem feito, garante uma boa qualificação entre os buscadores, o que é ótimo para a performance. Mas até para receber o tráfego gerado com isso, criar um bom website também é essencial e tem um custo relativamente baixo. Não adianta usar um endereço difícil: ele deve ser fácil de ser lembrado. Um bom exemplo é a Procter & Gamble, que simplificou a sua marca e domínio para PG.
 
Há canais que trabalham mais com a reputação do que com resultados de vendas?
Sim, é o caso das redes sociais. É onde ocorre a interação entre as pessoas no ambiente virtual. Ou seja, onde se comenta e dissemina uma boa – ou má – reputação. Apesar de não resultar em lucro direto, é a partir da reputação nas mídias sociais que muitos usuários buscam esta ou aquela marca. Mesmo que façam isso por meio de outros canais, como buscadores, displays ou links diretos. Mais uma prova da importância de analisar toda a jornada dos usuários nos canais digitais, e não só a última etapa, a da compra.
 
Há canais ultrapassados hoje em dia?
É difícil dizer isso se esse meio ainda gera tráfego. É possível afirmar, sim, que há uma forma ultrapassada de investir nesses canais: a inserção direta sem planejamento. Presumir que um público de determinado canal ou site em que você invista vai ter interesse no seu produto sem segmentar a campanha é sinônimo de pouco conhecimento das novas técnicas e maiores chances de insucesso.
 
Por fim, qual deve ser a preocupação principal de um empreendedor iniciante?
Estabelecer sua presença online. Ainda mais hoje, quando lidamos com gerações que já nasceram conectadas, é essencial aparecer na internet. Pode parecer ameaçador para quem está começando, mas as possibilidades são imensas, basta comparar quantas pessoas passam na frente de uma loja por mês e quantas podem acessar o site da mesma loja em um único dia.

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