Ganhe com double opt-in e opt-out



Autora: Any Zamaro


Primeiro você conquista mais cadastros em sua base. Depois, solicita a confirmação explícita de que o contato deseja mesmo receber suas mensagens e, para finalizar, disponibiliza o descadastramento opcional para que o leitor se sinta à vontade para sair da lista caso deixe de se interessar pela sua comunicação.


Confira algumas dicas para conseguir o aumento na base de contatos:
1. Elabore campanhas virais, disponibilize o link “encaminhe a um amigo”.
2. Faça parcerias com outros websites que tenham base de clientes com perfil de seu público-alvo.
3. Lembre-se dos outros canais de contato que as pessoas têm com sua empresa, como por exemplo, as redes sociais.
4. Sempre peça os dados para cadastro, consiga esses novos contatos por meio de eventos e promoções off-line.


Feito isso, você precisa pensar no double opt-in, que é o processo de confirmação explícita do desejo de receber mensagens e uma ótima forma de ganhar a credibilidade do seu público. Para aplicá-lo, crie uma dinâmica de envio de e-mail automático para todos que se cadastrarem em seu site.


Neste e-mail, tenha uma mensagem de agradecimento pelo cadastro, fale sobre as mensagens que serão enviadas e solicite que clique num link de “confirmação de cadastro”. Estabeleça uma integração entre os cadastros, os emails enviados e os cliques no link. Um cadastro só será double opt-in quando a confirmação for efetuada.


Para que o contato tenha a possibilidade de negar o recebimento de um e-mail marketing, deve existir o opt-out. O funcionamento desse recurso depende da inserção, em todos os emails marketing criados, de um link com a função de descadastramento.


Uma empresa que não possibilita o descadastro, além de estar denegrindo a imagem da marca, está incentivando que os usuários a reportem como spam.

 

Any Zamaro é assistente de marketing da Virid.

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