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Ganho de produtividade



O ano de 2012 vai ficar marcado para a Algar Tecnologia como o ano em que começou a colher os frutos do TOP Performance, projeto de eficiência nas operações BPO lançado em 2011. “O projeto trouxe resultados de eficiência operacional com aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, diminuição tempo ocioso e um aumento no resultado do crescimento da receita líquida”, conta Luiz Fernando Scheliga, diretor de operações da Algar Tecnologia, em entrevista exclusiva ao portal Callcenter.inf.br. Tanto que a expectativa é de crescimento de 20% em relação ao ano anterior.

 

Callcenter.inf.br – Que avaliação faz de 2012 para o mercado?

Scheliga: Foi um ano de muito aprendizado, pois no nosso mercado os clientes têm exigido cada vez mais inovação e eficiência operacional. Essa exigência constante quanto a excelência e inovação foi positiva para o setor, pois nos direciona para um maior entendimento do negócio e uma maior aproximação a fim de entender e atender as expectativas de forma cada vez mais profunda e eficaz. Toda essa mudança foi positiva para a entrega de soluções únicas e customizadas.

 

Quais os principais fatos que marcaram esse ano no setor?

Acredito que o destaque foi o atendimento multicanal. As marcas começaram a ter certeza que este é o caminho para estreitar as relações com o consumidor, que hoje escolhe por onde que se relacionar com as empresas.

 

Como foi 2012 para a Algar Tecnologia?

Foi de muitas conquistas e realizações. A Algar Tecnologia foi por várias vezes reconhecida pelo mercado com prêmios e títulos concedidos por órgãos, institutos e veículos conceituados. Fechamos novos e importantes negócios e cumprimos nosso planejamento estratégico com crescimento, transformação e diversificação de negócios.

 

Qual foi o principal acontecimento da empresa esse ano?

Foi um ano de colher frutos com um grande projeto de eficiência operacional nas operações BPO que lançamos em 2011, o TOP Performance. Esse projeto trouxe resultados de eficiência operacional com aumento da produtividade, diminuição do absenteísmo, diminuição tempo ocioso e um aumento no resultado do crescimento da receita líquida.

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Ganho de produtividade


A Ficap, empresa do mercado de fabricação de cabos de energia e telecomunicações e de fios esmaltados, concluiu a implementação do software de ERP da SAP nas indústrias localizadas no Rio de Janeiro e em Americana, interior de São Paulo. O projeto, que durou nove meses e recebeu um investimento de aproximadamente US$ 2 milhões, ficou a cargo do Grupo Procwork, empresa de serviços de consultoria e integração de soluções de tecnologia da informação. Segundo o gerente de projeto da Ficap, Aurélio Monteiro Neto, a expectativa é obter um sistema confiável para as tomadas de decisões, além de conquistar ganhos de produtividade com um melhor planejamento da cadeia de suprimentos.

O executivo ressalta que parte crítica do projeto foi o desenvolvimento feito pela Procwork a fim de atender uma importante particularidade do setor em que a Ficap atua: o controle de comprimento dos cabos comercializados. “Nossa principal necessidade estava voltada para a área de produção. Precisávamos de um sistema que enxergasse o comprimento exato das bobinas de cabos fabricados. Ou seja, num pedido de mil metros de cabo, o sistema precisa nos informar se existe uma única bobina com essa quantidade, ao passo que a versão standard do software registrava que podíamos utilizar duas bobinas de quinhentos metros, o que não é possível para atender à demanda do cliente, que necessita da medida exata numa única bobina”, explica Neto.

Outro ganho que a empresa almeja com a implementação do software é a redução do tempo para o fechamento contábil das suas unidades, que era feito de forma manual. A meta é que o procedimento seja reduzido de seis dias úteis para dois. Além disso, os relatórios que a companhia precisa enviar para a sua controladora chilena Madeco, que faz parte do Grupo Luksic, um dos maiores conglomerados privados do Chile, serão elaborados e enviados em quatro dias úteis, o que hoje ocorre em cerca de oito dias. A equipe também ganhou dinamismo nas decisões internas a partir das informações on-line que passaram a estar disponíveis.

Situada entre as 500 maiores empresas do Brasil, a Ficap almeja que no futuro o seu sistema SAP seja integrado com seus principais fornecedores e clientes. “Uma implementação como essa que fizemos requer uma visão a longo prazo para o uso do sistema”, conclui Neto. A indústria, que fatura cerca de R$ 550 milhões por ano e exporta para a América Latina e Europa, também implementou as soluções complementares da Procwork para o gerenciamento de impostos, o PW.SATI, além dos softwares para comissão e venda.

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