Garantia de disponibilidade

0
2



Para garantir alta performance e confiabilidade de serviços para os mais de 196 mil clientes, 422 mil domínios hospedados, além dos mais de 2 milhões de e-mails, a Locaweb investe em tecnologia, infraestrutura, desenvolvimento e pesquisa. Essa última, em especial, com análise da disponibilidade do site da própria empresa, na percepção do usuário final. Para esse trabalho, a Locaweb utiliza o SiteSeeing, solução de monitoramento que gerencia a qualidade dos serviços eletrônicos do ponto de vista do usuário.

 

Segundo Josefat Werle, sub-gerente de suporte de data center da Locaweb, conhecer a experiência desses clientes deu à empresa a oportunidade de se antecipar às suas necessidades. “Adotamos o SiteSeeing para ter a mesma visão dos nossos usuários ao acessar o site da Locaweb. Desta forma, conseguimos identificar, em tempo real, qualquer lentidão, indisponibilidade ou falta de integridade em nosso site durante a navegação, ou no uso das ferramentas existentes no painel de controle, antes que isso impacte nossos clientes”, explica.

 

Em sua central, a Resource SiteSeeing monitora a página inicial da Locaweb e, dentro do painel de controle, monitora a performance das funcionalidades mais utilizadas pelos clientes, como por exemplo, o acesso à administração de e-mails e de hospedagem, assim como o gerenciador de arquivos. “Apontamos esses itens como sendo os mais críticos para a ferramenta monitorar porque são as funções do site mais utilizadas pelos clientes”, comenta Werle. Como um robô, a ferramenta é programada e simula, automaticamente, a utilização desses serviços no site como se fosse um usuário, 24 horas por dia, sete dias por semana. Caso identifique qualquer tipo de falha, envia no exato momento um aviso à Locaweb, que imediatamente faz a correção.

 

Werle explica que esse tipo de abordagem é fundamental para garantir a excelência dos serviços prestados. “Todo negócio passa por isso: aparentemente tudo está em ordem, mas o cliente liga e reporta uma ocorrência. Com o SiteSeeing sabemos exatamente qual a percepção que o usuário tem”, relata. Essa agilidade de resposta da ferramenta beneficiou a Locaweb, que obtém as informações sobre problemas na página do seu próprio site com antecedência, agilizando todo o processo de identificação e correção de falhas. “Conseguimos agora garantir uma experiência tranqüila e rápida de acesso aos serviços de nosso site”, afirma. A Locaweb utiliza o Sitesseing há cerca de um ano.