Gartner prevê alta para mercado de BI

0
1



O mercado mundial de BI (business intelligence) deve crescer 9,7% no ano de 2011, alcançando US$ 10.8 bilhões, segundo pesquisa do Gartner. O crescimento deverá diminuir durante o período até 2014, mas permanecerá em alta. A aposta da Gartner é que as plataformas de BI continuaram a ser um dos mercados que mais cresce, apesar do crescimento econômico lento em algumas regiões. As organizações continuam a recorrer ao BI como uma ferramenta vital para a inteligência e eficiência das empresas.


O BI é classificado como o número cinco na lista das dez prioridades de tecnologia para os CIOs, segundo a pesquisa. “É um sinal da importância estratégica do BI, que o investimento continua forte”, diz o vice-presidente da Gartner, Ian Bertram. “Este segmento de mercado manteve-se forte, porque os fornecedores dominantes continuaram a colocar BI, análise e gestão de desempenho no centro das suas mensagens, enquanto as organizações de usuários finais, em grande parte, continuaram seus projetos de BI na esperança de que a transparência resultante lhes permitirá reduzir custos e melhor a produtividade”, completa.


O vice-presidente diz que a demanda do mercado de BI em 2010 foi definido por uma intensificação da luta entre a necessidade de indicadores de negócio, facilidade de uso e flexibilidade, por um lado, e a necessidade da TI de normas e controle, pelo outro lado. “Com a facilidade de uso, agora superando a funcionalidade pela primeira vez como o principal critério de compra de BI, os usuários empresariais estão cada vez mais desviando a decisão de compra do BI. Na maioria das vezes escolhendo usar ferramentas de descoberta de dados em vez das plataformas tradicionais de BI, com ou sem consentimento da equipe de TI”, ressalta.