gedas conquista CMMI Nível 2

0
3


A gedas do Brasil, empresa de TI do grupo Volkswagen, conquistou o CMMI (Capability Maturity Model Integrated) Nível 2, sendo a primeira das 14 unidades a obter a certificação. Com o CMMI Nível 2, a base brasileira torna-se o centro de referência mundial dentre as demais filiais para serviços off-shore nos padrões internacionais de qualidade.

Para obter a certificação a gedas focou o escopo em desenvolvimento de projetos e não somente em programação como tem sido a opção de algumas empresas no Brasil. “Fazendo uma análise atual do mercado percebemos que hoje os clientes demandam muito mais projetos do que simplesmente construção de código, motivo pelo qual decidimos fazer uma certificação mais abrangente”, destaca Angelica Vitali, diretora da área AMS (Application Management Services).

O processo de implantação do CMMI Nível 2 teve duração de um ano e investimentos de R$ 600 mil, e contou com a avaliação da ESI Center-Unisinos, entidade que acompanhou todo o processo para a obtenção do certificado. Segundo Élide Cervantes, gerente de qualidade da empresa, “o CMMI – 2 mostra que a gedas possui um nível de maturidade reconhecido em gerenciamento de projetos de software, realizados com qualidade superior, além de custos e prazos menores, conforme a expectativa do cliente”. A gerente explica que no mercado interno, a certificação vai permitir a ampliação de clientes nos setores financeiros, serviços, saúde e seguros.

Atualmente o certificado é um requisito importante para que uma empresa participe de concorrências para a prestação de serviços, principalmente no setor financeiro. Élide ressalta que o próximo passo da empresa é obter o CMMI Nível 3, que ocorrerá ainda em 2006, e exigirá da gedas o dobro do investimento realizado no Nível 2 para a obtenção de um conjunto maior de ferramentas-teste e gestão de projetos. Ela ainda adianta que em 2007 a gedas tem como meta alcançar o CMMI Nível 5, o maior grau de certificação oferecido pela entidade.