Genius anuncia novo diretor-superintendente

0
1


O Genius Instituto de Tecnologia, instituto privado sem fins lucrativos especializado em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de tecnologias de ponta, anuncia a nomeação de Cylon Gonçalves da Silva como novo diretor-superintendente. O físico e professor tinha ingressado no Genius em agosto de 2005, como CTO (chief technology officer, ou diretor de tecnologia) e agora assume a função de articular as atividades de pesquisa e desenvolvimento com as estratégias de inovação tecnológica das indústrias no Brasil.

Professor Emérito da Unicamp e membro da Academia Brasileira de Ciências, Cylon, nos últimos 20 anos, acumulou experiência em gestão de projetos, entre os quais o LNLS, que contou com investimentos de cerca de US$ 70 milhões e tem cerca de 180 colaboradores em seus quadros. Graduado em Física pela UFRGS, com mestrado e Ph.D em Berkeley (Universidade da Califórnia), o cientista esteve durante 15 anos (1986-2001) na coordenação do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS). No Genius, Cylon será responsável pelos assuntos científicos e tecnológicos.

“Para as indústrias realizarem melhorias tecnológicas, é necessário contar com interlocutores e parceiros que entendam do assunto. Uma forma de reduzir essa defasagem entre P&D e indústria é levar conhecimento e competência para o setor privado. Esse é o papel dos pesquisadores e engenheiros do Genius no desenvolvimento nacional”, explica Cylon Gonçalves da Silva.