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Gerenciamento de informações



O case da terceira palestra da Conferência, administrado por Marcio Cervi, diretor de Projetos de Qualidade da Informação da Assesso, abordou o tema “Métricas em Qualidade de Dados”.


“Métrica pode parecer algo complicado, mas faz parte do nosso cotidiano”, iniciou Cervi, ao trazer exemplos do cotidiano para explicar que a qualidade das informações é importante para todas as situações, não só dentro do ambiente de trabalho.


Alguns dos problemas que aparecem no mercado são faturas que não chegam aos clientes, sistemas que não calculam a demanda de reposição do estoque e, principalmente, incompatibilidade de dados.


Cervi afirmou que a pergunta central deve ser como qualificar as informações. Para isso o MIT desenvolveu a metodologia TDQM, que busca entender as necessidades do usuário, gerenciar as informações, entender o ciclo de validade da informação e ter um gerente da informação que atue de forma horizontal na empresa. Ele resumiu em três pontos: collector, custodian e consumer, ou seja, quem coleta as informações, quem administra os recursos e quem os utiliza.


O diretor também lembrou que o conceito de ´fitness for use´ é indispensável para entender as necessidades dos clientes em cada situação. “Um nível crescente de qualidade pode gerar um crescimento exponencial do custo, por isso é preciso determinar as informações mais relevantes”, concluiu Cervi.

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