Gestão de projetos facilita realização de pesquisa

0
1


Em 2004, a ACNielsen, empresa de pesquisas de mercado, iniciou a estratégia para o lançamento de um novo serviço, o “Painel de Consumidores”. O produto foi desenvolvido para acompanhar o comportamento de compra e as características sócio-econômicas de 8,5 mil lares brasileiros que são pesquisados quinzenalmente. Para lançá-lo, a ACNielsen sentiu a necessidade de utilizar a gestão de projetos.

A empresa precisava planejar e identificar a melhor forma de gerenciar este projeto, no qual cerca de cem funcionários de 8 setores distintos (Campo, Estatística, Produção, Sistemas, Marketing, Recursos Humanos, Finanças e Comercial) estiveram envolvidos. “A quantidade de áreas e de pessoas envolvidas no lançamento eram muitas. A gestão de projetos foi indispensável para organizar o trabalho, planejar, integrar todos os departamentos e entender a importância das atividades dos setores envolvidos”, diz a líder do projeto, Marisa Holznecht. Ainda, segundo ela, a gestão ajudou a equipe a determinar e cumprir prazos das tarefas estabelecidas durante a concepção, planejamento, execução e conclusão do projeto.

“A intangibilidade dos resultados desejados e o fato de estar sendo desenvolvidos com profissionais de vários países tornava o projeto ainda mais complexo”, comenta o consultor do projeto Luís César de Moura Menezes, diretor da Síntese Consultoria. “Isto exigiu a implantação de mecanismos de controle bem dimensionados e ajustados à dinâmica do projeto”.

O lançamento foi concluído em setembro do mesmo ano, quando aconteceu a apresentação formal do produto. “Ainda apareceram alguns imprevistos, mas devido à estratégia e ao planejamento adotado anteriormente, as soluções ficaram mais fáceis”, declara Marisa.