Gestão empresarial acadêmica

0
16

Trabalhando com educação no Brasil e no mundo desde o século 19, a Congregação Salesiana está finalizando um projeto de gestão empresarial em todas as unidades no estado de São Paulo – nove colégios, oito campus universitários, uma gráfica e mais 16 unidades, onde a congregação desenvolve obras sociais atendendo cerca de 20 mil pessoas por dia. O objetivo do projeto, que envolve 420 usuários diretos, 2.500 funcionários e 23 mil alunos, é agilizar os processos administrativos e promover maior integração entre pais e alunos com a instituição.
Presente em 128 países, a Congregação Salesiana está sediada em Roma, onde são tomadas as decisões do grupo, o que impõe às unidades internacionais um levantamento minucioso de informações relacionadas a todo o processo administrativo e acadêmico, para prestação de contas mensal. “Para atender às exigências de Roma, era preciso investir num software capaz de agilizar informações auxiliando professores, alunos e funcionários em diversos processos como folha de pagamento, controle de estoque, consulta a boletos de mensalidade e fluxo de caixa”, conta André Diniz, assessor administrativo e financeiro da Inspetoria Salesiana de São Paulo.
O Corpore RM Educacional é o único sistema integrado de gestão escolar do país, especialmente criado para atender às necessidades administrativas das instituições de ensino -, está sendo instalado nas áreas de finanças, almoxarifado, Recursos Humanos e secretaria. “Todos os setores da Inspetoria Salesiana de São Paulo trabalhavam com sistemas isolados, gerando lentidão no cruzamento dos dados que eram levantados de formas diferentes. Não conseguíamos consolidar essas informações e muito menos padronizá-las”, explica Diniz.

O software da RM sistemas é capaz de agilizar os processos burocráticos administrativos e pedagógicos, reduzindo tempo e custos com infra-estrutura. O projeto do Salesianos também envolve a instalação da Secretaria Virtual, espaço para a comunidade escolar na internet, no qual pais, alunos, diretores e funcionários da escola acessam diferentes tipos de dados, como o acompanhamento de desempenho escolar, consultas a boletim, notas. “As informações podem ser obtidas via Web, de forma simples e com total segurança”.

A finalização do projeto está prevista para o final deste ano com a instalação do Corpore nas unidades onde a Congregação desenvolve obras sociais, e em três unidades de ensino nas cidades de Lorena, Campinas, Americana e Piracicaba. A Inspetoria Salesiana de São Paulo – A Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora, coordenada por religiosos salesianos, é responsável pela animação de 103 comunidades educativo-pastorais – entre escolas, instituições universitárias, obras sociais, oratórios e paróquias – constituídas em 25 obras localizadas no estado de São Paulo. A primeira obra salesiana no Estado foi o Liceu Coração de Jesus, fundada na cidade de São Paulo em 1885, quando ainda vivia Dom Bosco, iniciador da congregação salesiana e de um vasto movimento chamado Família Salesiana.