Gestão estratégica de pessoas

0
6



Autor: Hegel Botinha

 

Para ficar claro, Gestão de Pessoas é conjunto de ações que vai desde o recrutamento até o desenvolvimento da pessoa alinhada aos objetivos organizacionais, relacionados à visão, missão, valores e planejamento estratégico.

 

Nesse sentido, é importante que os colaboradores entendam os fundamentos estratégicos da empresa, para que saibam decidir melhor sobre questões diárias, mesmo sem a sua intervenção, e que possam avaliar se a sua empresa é o lugar em que desejam trabalhar para construir os seus futuros profissionais.

 

A gestão só se torna estratégica quando se relaciona a pessoa com o sistema e com isso, a organização consegue compatibilizar e tornar os recursos humanos produtivos e estratégicos – um diferencial para melhor competitividade no mercado.

 

A gestão estratégica de pessoas é um processo de longo prazo e contínuo que requer dedicação e desenvolvimento em etapas. Por isso, cada empresa  precisa estabelecer a sua política de gestão estratégica de pessoas e implementá-la gradativamente, conforme seu perfil e necessidades.

 

Hegel Botinha é diretor do Grupo Selpe Recursos Humanos.