Gestão informatizada das ações sociais

0
3


Um novo módulo de gestão informatizada com foco em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) acaba de chegar ao mercado, por meio de um acordo entre três instituições brasileiras. A Arte Informática, especializada em gestão estratégica de pessoas, a Core Synesis, provedora de soluções em Business Intelligence (BI), e o Instituto Hartmann Regueira (IHR), com consagrada experiência em investimentos sociais, desenvolveram a solução que objetiva conduzir empresas à sustentabilidade.

As três parceiras observaram no meio corporativo a inópia de sistemas de monitoramento nos campos social, ambiental e econômico. “Faltavam ferramentas para medir, quantitativa e qualitativamente, as ações empreendidas na área de responsabilidade social”, explica Nelson Rabello, presidente da Arte Informática. A empresa forneceu para a solução módulos de gestão informatizada de pessoas.

“Nossa participação possibilita identificar competências, montar o plano de desenvolvimento profissional e avaliar o desempenho e o clima organizacional, tudo sob a ótica da Responsabilidade Social Corporativa”, aponta o executivo. A Arte ainda ajuda a revisar as práticas de RH adotadas por quem implanta a solução.

A parceria também trata de processos e informações, uma competência da Core Synesis. Ao cruzar diversas informações relativas a indicadores, balanço, iniciativas, projetos e idéias, seus sistemas gerenciam todos os dados para implementação da gestão de RSC. O Balanço Social, por exemplo, é produzido de maneira mais rápida e mais acurada com a nova solução. “Já existiam metodologias e indicadores de monitoramento baseados em tecnologias da informação, porém voltados para subsidiar tomadas de decisões em áreas técnicas, financeiras, de serviços e até de pessoas. Integrar tudo isso em um sistema com foco na responsabilidade social representa uma visão pioneira no mercado”, aponta Adolpho Gusmão, diretor comercial da empresa de BI.

Para Cecília Regueira, presidente do IHR, o novo produto permite criar um patamar de excelência para o Balanço Social das empresas. “Além de automatizar a metodologia, a solução tem um importante componente educativo, pois apresenta a todos os níveis da empresa as vantagens da preocupação constante com a sustentabilidade”. Ela lembra que a ferramenta permite demonstrar que o investimento social pode ser legitimamente alinhado com a estratégia empresarial das companhias, o que estimula novas oportunidades de negócios.