Governança corporativa em debate

0
12


“Governança Corporativa: Perspectiva Internacional” é o tema da palestra que o especialista norte-americano Jordan Siegel, da Harvard Business School, realiza no próximo dia 31 de outubro, no Ibmec São Paulo. Siegel, que é Ph.D. em Estratégia e Administração Internacional pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e mestre pela Universidade de Yale, discutirá sistemas de governança corporativa de uma perspectiva internacional, com base nas experiências nos Estados Unidos, Coréia do Sul e México.

O objetivo deste seminário internacional, organizado pelo Centro de Pesquisa em Estratégia do Ibmec São Paulo, é debater a relação entre a estrutura de propriedade das empresas, que varia de país para país, e os mecanismos de governança corporativa, incluindo os impactos sofridos por eles, tanto no funcionamento quando na eficácia.

Entre os tópicos abordados está o fato de a propriedade no Brasil ser muito concentrada em determinados grupos domésticos, investidores institucionais e firmas estrangeiras. Além disso, as recentes mudanças propostas na regulação do mercado de capitais podem resultar na redução da concentração da propriedade e incentivar a adoção de boas práticas de governança corporativa, visando aumentar o valor da empresa, facilitar o acesso ao mercado de capitais e contribuir para a perenidade.

Na seqüência, o professor Antonio Gledson de Carvalho, da EAESP/FGV, apresentará uma análise sobre a concentração da estrutura de propriedade de empresas nacionais e os efeitos nos mecanismos de governança adotados, além das implicações para o funcionamento do mercado de capitais no Brasil. Os demais palestrantes do Seminário são: José Guimarães Monforte (IBGC), Luiz Muniz (Rothschild Brasil Ltda.), Maurizio Mauro (Grupo Abril) e Maria Helena Santana (Bovespa).

Serviço
Data: 31 de outubro
Informações pelos telefones (011) 4504-2400 e 3253-0344, ou no site www.ibmecsp.ed