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Grande SP se mantém estável em visitas ao PDV

Entre os meses de janeiro e setembro de 2014, a região da
Grande São Paulo foi a única do país que manteve estável a frequência de idas
ao ponto de venda, bem como registrou o maior crescimento em volume (9%) e
levou em média 9% mais itens por ocasião de compra. Esses são dados coletados
pela Kantar Worldpanel, que realizou o estudo Consumer Insight, que detalha o
comportamento do consumidor.

Quando analisadas as classes sociais separadamente, foi
possível perceber que as classes A/B e C foram as que mais contribuíram para o
crescimento em volume. Ainda que tenha apontado uma diminuição de idas ao ponto
de venda em quatro vezes, a classe C mostrou crescimento na variação de volume
e volume médio por viagem de 12%. A classe A/B manteve sua frequência estável,
com crescimento de 11% em volume e 4% em produtos adquiridos por viagem. Já na
classe D/E foi registrada uma diminuição de frequência de duas vezes e
crescimento de 9% em produtos adquiridos por ocasião.

Segundo o levantamento, o atacarejo foi o canal que
representou maior contribuição na Grande São Paulo, com um ticket médio de R$
62,44 e uma variação de volume médio por ocasião de 9%. Neste canal, os
consumidores levam mais produtos por um preço acessível, caracterizando cada
vez mais a racionalização do consumo. O porta a porta também se destacou, com
aumento de 26% de itens adquiridos por ocasião, registrando um ticket médio de
R$ 26,46. As compras durante a semana vêm ganhando cada vez mais peso na região,
seu crescimento é impulsionado, principalmente, de segunda à quarta-feira, com
42% de representatividade, dias de mais promoções no ponto de venda.

Com a chegada do verão, a cesta de bebidas registrou um bom
desempenho no período, com uma frequência de compras estável, um aumento de 29%
de variação de ticket médio e crescimento de 13% de volume adquirido por
viagem. Já a cesta de alimentos e limpeza, apesar de estáveis na frequência e
com a variação do ticket médio alta, foram as que registraram um menor volume
de produtos adquiridos por ocasião.

Com foco em praticidade, as categorias que mais se
destacaram no período foram: água de coco, água mineral, suco pronto, sorvete e
massa fresca. Já as que perderem importância no carrinho do consumidor foram:
caldo/tempero de feijão, sopa, lanche pronto, leite em pó e alisantes.

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