Grupo Plaenge implanta ERP

0
2
O Grupo Plaenge desenvolveu uma estratégia vertical de negócios para atuar em todo o ciclo de produção imobiliária, tais como estudo de viabilidade, compra de terrenos, orçamentos, construção, venda, recebíveis e assistência técnica de pós-ocupação. Com isso, a construtora adotou a solução de gestão empresarial IFS Applications para administrar os processos de ponta a ponta.
O Grupo substituiu o sistema anterior pelo pacote completo do software de ERP ao constatar limitações no gerenciamento das obras. O projeto, que envolveu 160 usuários, permitiu a troca de informações em tempo real entre a matriz em Londrina e as regionais de Curitiba, Cuiabá e Campo Grande. Desse modo, todos têm acesso aos dados sobre a concepção e o histórico das obras, facilitando a tomada de ações corretivas.
Baseando-se neste projeto, a IFS desenvolveu templates que atendem às diversas demandas deste setor, inclusive um novo módulo de gestão de recebíveis, que monitora os contratos de vendas e auxilia no gerenciamento da carteira de clientes a longo prazo, efetuando os reajustes necessários de cada contrato de acordo com as variações de diferentes índices e formas de parcelamento.
Retorno – Com um investimento de R$ 5 milhões, a empresa acredita que o retorno do investimento (ROI) acontecerá entre dois e três anos. Mas os ganhos da Plaenge ocorrerão antes, visto que a empresa poderá aumentar o volume de obras devido ao aumento de controle obtido pelo aplicativo. “Durante a produção podemos corrigir as distorções de cada atividade, em tempo real, o que antes só seriam percebidas ao final da obra,” explica Ézaro Medina Fabian, diretor de TI da Plaenge.
O controle das verbas, por exemplo, que antes era feito por etapa da construção, envolvendo várias atividades, agora pode ser realizado passo a passo, alinhando-as aos prazos pré-definidos. Como o ciclo de produção é longo, em média de 30 meses, os valores orçados são atualizados segundo índices setoriais, permitindo comparações entre o previsto e realizado, ainda que entre atividades realizadas ao longo de um prazo bem longo, sem a distorção da inflação. A companhia também obteve um controle rigoroso de insumos e mão-de-obra e apoio no gerenciamento da cadeia de suprimentos concentrada em fornecedores-chave localizados em vários Estados.
A Plaenge também conquistou mais personalização e competitividade na fase de pós-venda ao ter conhecimento de todo o ciclo de vida do produto, de seu cliente e da administração da manutenção do imóvel após a entrega. “Identificando as falhas dos processos e suas causas, tornamos nossa tomada de decisão mais assertiva e pudemos reduzir nossas metas de entrega,” conta Eileen Pink Mitrano, gerente do projeto.