GSM continua em alta



A 3G Americas anuncia que, até o fim de 2008, o número de assinantes de tecnologias móvel GSM, incluindo o EDGE e o UMTS/HSPA, deve atingir meio bilhão nas Américas, de acordo com as previsões da Informa Telecoms & Media. As tecnologias da família GSM novamente ganharam participação de mercado em 2007 – que apresentou um crescimento acelerado. O GSM continua como a maior tecnologia móvel sem fio nas Américas, com 64% do mercado.

 

O GSM é a única tecnologia presente em todos os países das Américas e continua ganhando assinantes e espaço no mercado. Em 2007 foram registrados 110 milhões de novos assinantes no Ocidente, totalizando 420 milhões de assinantes GSM/UMTS. Esse número deve crescer ainda mais, alcançando, até o final de 2012, 636 milhões, entre os quais 186 milhões serão assinaturas para o UMTS/HSPA.


Na América Latina e Caribe,a tecnologia GSM ainda é a mais utilizada. Na região o número de assinantes, apenas no últimos 12 meses, ultrapassa os 95 milhões. O total de assinantes na região é de quase 307 milhões, com uma participação no mercado sem fio de 80%, 13 pontos percentuais acima dos 65% de market share do ano anterior. Os mercados emergentes, como Venezuela e Peru, mostram a rápida aceitação da tecnologia GSM, com crescimento anual de 168% e 112%, respectivamente.


“A implementação das redes comerciais HSDPA 3G está se desenvolvendo rapidamente na região que compreende a América Central, o Caribe e a América do Sul. Em fevereiro de 2008, por exemplo, 18 redes comerciais HSDPA já estavam ativas em 11 países”, comenta Erasmo Rojas, diretor para América Latina e Caribe da 3G Americas. “Essas novas redes HSDPA vão aumentar a qualidade dos serviços de dados sem fio oferecidos aos usuários, o que aumenta o seu valor agregado”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima