Hartz muda estratégia de marketing

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A Hartz, agência de comunicação e relacionamento corporativos, reformulou completamente a estratégia de marketing, ampliando o foco, antes voltado exclusivamente para a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Agora, a empresa está orientada para a inovação em geral, independente do segmento em que ela ocorre, embora mantenha a especialização em TIC. O resultado das mudanças pode ser observado, entre outros, na nova comunicação visual e no website da agência.

“Mudamos desde a tagline até a forma de nos posicionarmos no mercado, que busca dar maior visibilidade à Hartz”, conta Bárbara Hartz, diretora e fundadora da agência. A antiga tagline “Comunicação & Informação”, que indicava apenas as atividades da empresa, foi substituída por “Comunicação com identidade”, adjetivando melhor as características dos serviços que tratam da comunicação de cada cliente ressaltando a sua identidade no mercado.

Para a criação do novo logotipo, a Hartz contou com a experiência de José Carlos N. Costa, diretor de arte da Inspirit Tecnologia e Sistemas. Para atender ao briefing recebido da agência, o profissional fez uma pesquisa minuciosa entre as logotipias de comunicação mais famosas do mundo para apresentar qual seria o ícone que transmitiria a idéia solicitada. Além disso, Costa mergulhou no mundo da comunicação para entender melhor as nuances, de maneira a transmiti-la corretamente por meio do novo logo.

“O objetivo da agência era passar a idéia do intangível que marca os negócios da comunicação e da inovação, foco da agência, mas também caracterizadores de suas ações. Fundamentado nesses preceitos, o globo era o símbolo que melhor expressava o intangível e o vermelho foi acrescido para dar um tom vibrante, imprescindível à inovação, além do azul que representa a transparência. Desenvolvidos esses conceitos, foi só aplicá-los e o resultado foi sem dúvida o esperado”, explica Costa.

Em paralelo, o website da Hartz foi totalmente reformulado pela Avatar, agência interativa especializada na criação de sites corporativos estáticos e dinâmicos e de soluções digitais personalizadas, também de forma compatível com a nova proposta da agência. “Desenvolvemos uma homepage dinâmica, na qual é possível fazer todo o gerenciamento de conteúdo, criar grupos de usuários e determinar a que tipo de notícia eles podem ter acesso, criamos um banco de imagem, para que os jornalistas possam baixar as fotos que desejarem rapidamente, bem como o sistema de busca, que funciona como um centro de informações”, afirma Ricardo Guimarães, diretor da Avatar. Implementar o acesso por grupo de usuários será o próximo passo da agência.

Na nova estratégia, ainda, foi dada maior ênfase ao relacionamento. Dessa forma, surgiu o happy hour da Inovação, um evento mensal que tem por objetivo promover o encontro de empreendedores e agentes da inovação em geral que se interessam pelo tema e proporcionar um ambiente original de networking.