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Horários nobres das redes sociais

Apesar de todas as redes sociais terem a função de as pessoas compartilharem suas vidas e informações, aproximando-se de outros, cada uma possui uma função diferente aos usuários. Por exemplo, o Twitter é a  plataforma que mais se aproxima do tempo real por conta do limite de caracteres reduzido, o que possibilita uma frequência maior de  publicações e é usado para comentários de acontecimentos live, como programas de televisão, futebol e notícias. Representando 56% do total de menções. O Facebook fica em segundo lugar, com 38% das interações, seguido pelo Instagram, com 6%.
Esses dados fazem parte do estudo “Horários Nobres nas Redes Sociais”, realizado anualmente pela Sprinklr. A pesquisa avaliou dias e horários de maior engajamento online dos usuários brasileiros nas plataformas. Foi levado em consideração as três principais redes sociais durante o ano de 2015 (de 1º de janeiro a 31 de dezembro) – Facebook, Instagram e Twitter, na qual foi traçado o perfil dos usuários de cada uma. Durante a análise, a Sprinklr coletou mais de 160 milhões de menções dentro das mídias.
Twitter
Os dias mais populares dentro do Twitter são as quartas e quintas-feiras, entre 18h e 22h. Porém, foram identificados dois picos muito representativos de menções nas quartas e terças-feiras, entre 21h e 00h. O que reforça a característica da rede como segunda tela, onde os usuários interagem acompanhando programas de televisão como jogos de futebol e reality shows. O maior número de publicações é proveniente dos segmentos: Finanças (42%), Varejo (19%), E-commerce (18%), Educação (11%), Beleza e Higiene (6%), Saúde (3%) e Moda (1%). Ressaltando o perfil da rede como um canal de atendimento de consumidores com soluções rápidas de problemas.
Facebook
Essa rede possui um equilíbrio de interações entre os usuários durante os dias úteis, sendo que o horário com maior engajamento é entre 11h e 14h. Dentro da rede social o maior número de publicações é dos segmentos de Finanças (31%), E-commerce (28%), Varejo (21%), Beleza e Higiene (8%), Educação (7%), Saúde (3%) e Moda (2%). O Facebook é conhecido pela interação e engajamento dos usuários com as marcas, o que explica a importância de assuntos como varejo e e-commerce, destacando o espaço do marketing de conteúdo para a estratégia das principais empresas.
Instagram
A plataforma de compartilhamento de fotos e vídeos mostra uma interação constante durante a semana e o número de publicações não sofre grandes alterações entre os dias úteis. O estudo também identificou que os horários de pico na rede ficaram entre 11h e 14h, 18h e 22h. Esta foi a única rede social que não apresentou redução de interações aos finais de semana. O Instagram é bastante usado para a divulgação do visual de produtos e serviços, e dentro da ferramenta os segmentos com maior número de postagens são E-commerce (33%), Varejo (32%), Beleza e Higiene (13%), Moda (9%), Educação (8%), Finanças (4%) e Saúde (1%). É interessante notar que Finanças, que lidera o número de menções nas demais redes sociais, não aparece, sendo um segmento pouco explorado nessa.

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