Hospital da Unimed implementa solução gerencial

0
1

O Centro Integrado de Atenção à Saúde – CIAS, o hospital da Unimed Vitória, implementa ferramenta da MV Sistemas, empresa de software para a gestão hospitalar. A solução escolhida foi a MV 2000i, que administra informações geradas em todos os setores do CIAS, possibilitando uma visão integrada dos processos organizacionais e o controle eficiente dos recursos, custos e resultados da Instituição.

Segundo Paulo Augusto Ruschi de Aragão, gerente geral do CIAS, a MV Sistemas foi escolhida por possuir o sistema mais completo, além de auxiliar no treinamento dos funcionários e no esclarecimento de dúvidas, 24 horas por dia, durante a implantação. “Os módulos que necessitávamos já estavam desenvolvidos, o que fez o hospital ganhar tempo para treinamento e aperfeiçoamento do seu pessoal”, completa Aragão.

Na farmácia do Hospital, por exemplo, o sistema realiza o controle do lote e da validade do medicamento através de leitores de código de barras, o que permite o rastreamento dos materiais e medicamentos consumidos. Outra funcionalidade do sistema é a preparação de tiras contendo as medicações por horários, o que agiliza o processo de devolução.

Apesar de imprimir uma rotina diferente da maioria das instituições de saúde brasileiras, o período de adaptação ao MV 2000i foi relativamente curto (oito meses), de modo que o CIAS já estava completamente informatizado na inauguração. A maior dificuldade, segundo Paulo Aragão, ficou por conta da adaptação de alguns médicos, acostumados ao uso de papel e caneta. “Mas, aos poucos, com a ajuda da MV e da equipe Unimed/CIAS, os médicos perceberam a importância desse novo modelo de gestão e como, na prática, isso facilita o trabalho e o relacionamento com os pacientes”, garante o gerente geral do CIAS.

A solução de gestão MV 2000i também integrou o CIAS a rede de atendimento médico da Unimed Vitória. Hoje, encontram-se interligados o CIAS, a Unimed Fácil (composta de cinco unidades ambulatoriais e setenta consultórios totalmente informatizados), o Centro de Diagnóstico, que conta com a utilização do MV PACS, e o Laboratório (integrado ao Prontuário Eletrônico).

Prontuário Eletrônico
O sistema de Prontuário Eletrônico da MV é utilizado por 100% dos médicos da Unimed Vitória. Antes da inauguração do CIAS, um intenso treinamento foi administrado aos cooperados, visando prepará-los para a nova tecnologia. Ao final, todos os profissionais passaram a fazer as prescrições médicas diretamente no sistema.

No dia-a-dia do Hospital, para facilitar esse processo, existem ilhas de prescrição médica em cada setor, inclusive nas alas de internação e pronto socorro, onde os médicos lançam e consultam as informações clínicas dos seus pacientes, inclusive laudos e imagens de exames. À medida que as informações são atualizadas no sistema, ele se encarrega de distribuí-las aos demais setores envolvidos, automatizando e integrando os processos clínicos, administrativos e financeiros.