Hospital Salvador implanta solução de BI

0
1



O Hospital Salvador, localizado na cidade de Salvador (Bahia), implantou uma solução de Business Intelligence (BI) para possibilitar aos executivos o levantamento de informações gerenciais necessárias para a análise precisa da situação do hospital e para basear sua tomada de decisões. Para o projeto, a direção do hospital optou pela solução wBI, desenvolvida pela WPD.


A necessidade de se implantar uma solução de BI foi detectada pelos executivos do hospital, que para fundamentar as decisões anteriormente dependiam apenas de relatórios disponíveis no ERP (Enterprise Resource Plaining) – sistema de gestão empresarial do hospital, também da WPD. Já a solução wBI permite o cruzamento de variáveis e valores de forma ilimitada, bem como a construção rápida e fácil de painéis com os diversos indicadores gerenciais. A implantação do novo sistema foi feita em apenas quatro dias, entre os dias 21 e 24 de agosto.


Já na primeira semana de uso, a solução mostrou benefícios objetivos. Segundo os diretores do hospital, foi identificado um valor correspondente a 5% do faturamento mensal, do qual parte considerável se refere a materiais não usados e nem devolvidos ao estoque. Isso significa que o wBI possibilitou detectar essas perdas ou desvios de materiais, distorção que agora poderá ser analisada detalhadamente.


Outra vantagem é que os executivos do hospital que tiveram a ferramenta instalada em seus laptops agora podem cruzar livremente as dimensões de análise para preparar estudos antes das reuniões com representantes dos convênios. Além disso, podem gerar cenários responder e rapidamente a questionamentos durante negociações, dentro ou fora da empresa. Outros benefícios trazidos pelo wBI incluem a identificação de falhas nos processos do hospital, especialmente sobre o registro de dados, e a formação do Grupo Avançado de Gestão, cujo objetivo é propor ações e políticas de otimização de resultados em função das avaliações obtidas com o wBI.