IBM lança portfólio de ofertas para relatórios financeiros

0
13

Com o objetivo de auxiliar as empresas a se adequarem aos requisitos da lei federal americana Sarbanes-Oxley, a IBM estruturou um portfólio de ofertas que incluem consultoria, serviços, software e hardware. As soluções oferecem meios para que as companhias possam entender melhor e documentar controles internos realizados em seus relatórios financeiros. O público-alvo da IBM para esta ação são as empresas americanas com presença no Brasil, aquelas em processo de abertura de capital e as companhias brasileiras com ADRs (American Depositary Receipt) listados na Bolsa de Nova Iorque.
Entre outras medidas, a Sarbanes-Oxley determina que as companhias que tenham suas ações negociadas na Bolsa de Nova Iorque devem adotar rígidos códigos de ética para seus administradores, enfatizando os deveres destes para com seus acionistas e o mercado em geral. Em caso de violação da lei, os administradores, auditores e consultores dessas empresas estão sujeitos a severas penalidades.
Entre as soluções oferecidas está o software IBM Lotus Workplace for Business Controls and Reporting, desenhado especialmente para gerenciar processos, controles e informações, que será útil para as empresas em seus esforços para cumprir vários requisitos da lei Sarbanes-Oxley, com foco nas seções 404, 406, 409, 802 e 806. Através da divisão de serviços, a IBM oferecerá implementações de aplicações de segurança, como Tivoli Identity Manager, Tivoli Access Manager e Tivoli Storage Management, além de toda a revisão do ambiente de segurança de TI e rede, Content Management, DB2, storage, redesenho de processos e implementação dos mesmos nos softwares IBM, além de validação do plano de contingência e back-up site, na parte de redefinição de processos.
Complementando este portfólio, estão os serviços de consultoria em administração financeira da Divisão de Consultoria da IBM (BCS), que ajudarão os clientes nas áreas de controle financeiro e medição dos riscos de negócios associados, relatórios de gestão e na conseqüente integração da nova plataforma tecnológica, já que as auditorias deverão ser anuais. Ao escolher a parceria com a IBM, as empresas contam com ofertas que combinam tecnologia e conhecimento do setor e indústria, permitindo documentar seus controles com eficiência e segurança, minimizando os custos operacionais e sendo uma parte crítica de seu processo de criação de relatórios financeiros.