O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Idec e Vitae Civilis criam campanha de conscientização



O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e a organização não-governamental Vitae Civilis lançam, nesta semana, uma campanha nacional que pretende informar o consumidor sobre o quanto o consumo pode afetar o clima do planeta. Além de sugerir alternativas para que ele mude os hábitos cotidianos e cobrar de empresas e autoridades ações efetivas para a mitigação das mudanças climáticas.


Um computador portátil estará em vários locais durante toda a semana, oferecendo ao consumidor a oportunidade de calcular qual é a contribuição de emissão de gás carbônico (CO2). Além disso, o programa oferece alternativas para que o consumidor possa diminuir essa emissão, mudando hábitos de consumo e amenizando, assim, as conseqüências para o meio ambiente.


Para a coordenadora da campanha do Idec, Lisa Gunn, essas ações são importantes porque permitem que o consumidor tenha noção exata do quanto cada hábito de consumo pode prejudicar o meio ambiente. “No dia a dia as pessoas podem não ter idéia das conseqüências do transporte que usam, se fazem ou não a separação do lixo e até do gasto de energia do stand-by dos equipamentos em casa, mas, através da campanha, iremos demonstrar exatamente o que isso significa”, explica. O consumidor também recebe um material impresso sobre práticas que ele pode adotar no dia-a-dia para minimizar o impacto dos hábitos de consumo.


A mesma ferramenta de cálculo está disponível no site www.climaeconsumo.org.br. Segundo o pesquisador associado do Vitae Civilis, Delcio Rodrigues, “a calculadora permite ao consumidor ver quais são as emissões de carbono decorrentes dos hábitos de consumo e quanto é possível reduzir”. Além disso, diversas informações e dicas para o consumidor sobre a relação entre o consumo e as mudanças climáticas podem ser encontradas no site.


A campanha também irá distribuir cartões-postais para que os consumidores enviem ao supermercado que freqüentam. O objetivo é exigir que a carne vendida naquele estabelecimento não venha de fazenda que contribui com o desmatamento. Segundo o coordenador executivo do Vitae Civilis, Rubens Born, essa ação é importante principalmente porque as principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do Brasil são o desmatamento e as queimadas, que respondem por volta de 70% das emissões nacionais.


As duas organizações também estão promovendo um abaixo-assinado junto aos consumidores para ser enviado ao Governo Federal com o objetivo de cobrar dos órgãos competentes políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas e ao consumo. Essa alternativa estará disponível tanto nas ações de rua durante a semana quanto no site da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima