IFS integra equipamentos de automação da ABB

0
3

A IFS Industrial & Financial Systems fecha parceria com a ABB, empresa de automação e engenharia elétrica. O acordo, resultante de vários anos de desenvolvimento tecnológico conjunto, prevê a total integração entre os equipamentos de automação industrial da ABB com os processos de gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning) do IFS Applications.

Isso significa que as mesmas informações que abastecem os equipamentos da ABB seguirão para o sistema da IFS. Antes, para que os dados de uma planta atingissem o nível gerencial, era preciso que um operador traduzisse seus relatórios no sistema para representar uma realidade. Com esse novo processo, é possível ser visualizado da tela da estação de operação da ABB, denominada Operate IT, diversas informações de um mesmo equipamento: circuito, custos de operação, ordens de serviço, histórico, performance financeira, produtividade e até o link da página virtual do fabricante desse aparelho.

Isso quer dizer que as informações específicas geradas pelo software desenvolvido pela ABB, que é voltado para a automação de processos, estão integradas com o sistema gerencial da IFS. Na prática, os controladores dos equipamentos da planta enviam as informações gerenciadas pelo software da ABB para as estações de operação, que integram esses dados ao sistema da IFS.

A parceria entre a ABB e a IFS no Brasil é uma extensão de um acordo firmado entre as matrizes das companhias para atuação conjunta de desenvolvimento tecnológico, marketing, vendas e implantação de projetos em plantas automatizadas. Além disso, a ABB é a segunda maior acionista individual da IFS. Essa iniciativa faz parte de um conceito registrado pela ABB chamado Industrial IT, que prega a utilização de protocolos padrão para a comunicação de equipamentos industriais com sistemas supervisórios, que se relacionam com aplicativos externos, como o IFS Applications.