IFS lança vertical para setor de energia e utilities

Para dar continuidade à estratégia de focar a atuação em mercados verticais, a IFS Industrial & Financial Systems lança sua solução para energia e utilities no Brasil. Essa é uma área em que a empresa apresenta experiência, já que o nascimento da companhia se deu no início dos anos 80 no desenvolvimento de um sistema de manutenção para esse setor. Com mais de 100 clientes globais ligados à geração, transmissão e distribuição de energia através de hidroelétricas, usinas nucleares e termoelétricas, a IFS aposta não só no segmento elétrico do mercado brasileiro, mas também nos de petróleo e gás. “Mesmo que o gerenciamento de recursos empresariais seja a parte principal de uma solução de TI para essas empresas, sabemos que esse setor demanda um suporte integrado para as áreas críticas do negócio, atendidas plenamente pelo IFS Applications”, comenta Herton Götz, diretor de desenvolvimento de negócios da IFS.
Esse é um segmento caracterizado pelo uso intensivo de ativos com foco claro no aumento da disponibilidade e contenção de custos. Por isso, o IFS Applications apresenta peculiaridades para cada setor. Nas usinas nucleares, por exemplo, o sistema administra o planejamento operacional e de manutenção, proporcionando suporte para maximizar a eficiência das paradas planejadas, além de manutenção preditiva e de ser pró-ativa, podendo ser ajustada para alertar automaticamente os usuários quando ocorrem eventos especiais na planta.
Para as usinas hidroelétricas, o sistema proporciona manutenção preditiva e preventiva planejada, uma necessidade indispensável, pois essas companhias são freqüentemente amplas e complexas pelo fato de usualmente existir um grande número de unidades de produção geograficamente dispersas. Já nas companhias de transmissão e distribuição, o IFS Applications controla as operações e produz informações que formam a base para o gerenciamento de ativos, de riscos e de novos investimentos.
Nas companhias regionais e locais de distribuição de energia, o sistema oferece aos técnicos o benefício de acessar aplicações de manutenção e informações de gerenciamento de tarefas via handhelds. E para os produtores de petróleo e gás, a solução facilita o uso em operações geograficamente dispersas, oferecendo combinação de gerenciamento da cadeia de suprimentos e funcionalidades de administração de ativos, o que dinamiza a logística das plataformas em uma área particular ou entre as plataformas e o continente.
Outra vantagem dessa vertical é a capacidade de colaboração. A solução é integrada com os sistemas de automação, o que facilita a captação de dados em tempo real diretamente dos processos automatizados para serem usados no IFS Applications. Segundo Götz, esse é um importante passo em direção a manutenção pró-ativa. Além disso, um dos fatores críticos dessa área é quanto ao enorme volume de dados contido na aplicação, não existindo garantia de que os gerentes possam acessá-los prontamente para suportar tomadas de decisão. Para esse gargalo, a IFS orienta o Business Performance, solução de Business Inteligence. A partir dessa ferramenta é possível filtrar informações de forma que somente as essenciais estejam disponibilizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima