IFS oferece tecnologia para setor de agribusiness

0
2

A IFS Industrial & Financial Systems, desenvolvedora de software para gestão empresarial ERP (Enterprise Resource Planning), apresenta sua tecnologia para o setor de agribusiness, que dá aos produtores controles de produção e gestão compatíveis com as exigências do mercado, sobretudo aquelas voltadas às exportações, foco do segmento. O sistema permite às agroindústrias aumentar a capacidade de gestão e integração dos seus processos. Ele suporta o crescimento das operações com estruturas mais enxutas, o que resulta num ganho de eficiência com menos investimento.

Para o setor usineiro, a grande novidade é a utilização do módulo de manutenção do IFS Applications diretamente no trabalho agrícola. A aplicação avança para o uso da tecnologia na própria terra, ou seja, a lavoura de cana passa a ser considerada como uma fábrica que produz cana-de-açúcar. Enquanto o sistema de manufatura é utilizado para os processos a partir do corte e moagem, o de manutenção gerencia o tratamento do solo e da planta que resta depois da colheita. Essa nova modalidade já está sendo aplicada na Usina Corona, localizada no interior de São Paulo, pioneira nesse processo.

A empresa utiliza a tecnologia da IFS desde os tratos culturais, fase que envolve todo o preparo do solo e da cana para a próxima safra, que é o processo de adubação de cada talhão -subdivisão do território. Esse tratamento visa a garantir excelente matéria-prima por cinco ou seis anos, tempo determinado para a muda de cana permanecer no solo. Para o superintendente de controladoria e informática da Corona, Nelson Fernandes, trabalhando melhor a terra, conseqüentemente haverá uma resposta de produtividade maior com redução de custos. A partir do processo de manutenção e manufatura, que envolve terra, corte e transporte, a Usina pretende ganhar eficiência e eliminar perdas, o que deve gerar uma elevação de 1,5% na produtividade, um resultado muito considerável se for avaliado comparativamente com a sua produção, que supera a casa dos cinco milhões de toneladas.