Importância da certificação ambiental

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Uma pesquisa realizada pela Market Analysis, em parceria com o Instituto Akatu, analisou o comportamento dos consumidores e sua preocupação com a certificação ambiental na hora da compra. O estudo ouviu moradores de 11 cidades das cinco regiões do país.


O resultado revelou as ações efetivas da população no que diz respeito à proteção ambiental, e não apenas a opinião sobre o tema. Entre os consumidores considerados ´mais conscientes´, 22% afirmam verificar se o produto apresenta certificação ambiental antes de comprar. Já entre a população em geral, esse número cai para 12%.


“Durante as entrevistas, muitos consumidores afirmaram que ao comprar produtos de origem florestal, verificam se estes possuem certificação que garanta que a extração não causou danos ao meio ambiente”, afirma Fabián Echegaray, diretor geral da Market Analysis.
 
O estudo também levantou quais os certificados mais conhecidos pela população, em primeiro lugar, com 65% dos votos, ficou a marca que identifica os produtos reciclados. Entre os mais citados ficaram o ISO 9001, o selo da Fundação Abrinq e o ISO 14001.


A pesquisa aponta ainda que, quanto maior o grau de consciência do consumidor, maior sua disposição em mobilizar outros cidadãos a comprar produtos de empresas que têm atitudes conscientes. “É possível notar uma mudança comportamental no Brasil, com pessoas socialmente responsáveis e realmente engajadas, porém, é um processo lento e cultural. Os brasileiros não costumam punir as companhias que não aderem a esses valores”, finaliza Echegaray.