Inaugurado o Ibrademp

0
13

A inauguração do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial – Ibrademp, na última semana (22/9) contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre elas Desembargadores, Advogados, Juristas, Professores de Direito Comercial, Procuradores de Justiça. O Ibrademp, inicialmente, funcionará com comissões jurídicas de estudos na área de direito falimentar e societário/mercado de capitais, sendo que a primeira delas irá ocorrer no dia 7 de outubro de 2004. Para obter maiores informações sobre o funcionamento do Instituto e sobre as datas das reuniões acesse o website www.ibrademp.org.br.

Os sócios-fundadores do Ibrademp, os Advogados Ecio Perin Jr., Daniel Kalansky e Luis Henrique Mori Peyser, falaram sobre o Instituto, as Comissões Jurídicas de Estudo de Direito Falimentar e de Direito Societário/Mercado de Capitais, e contaram um pouco sobre como surgiu este ideal de congregar os diferentes operadores do direito num único instituto que promovesse estudos na área de direito empresarial.

José Alexandre Tavares Guerreiro, o Professor Guerreiro, como é conhecido, brindou os presentes com uma excelente exposição sobre o Direito Empresarial, salientando a importância que existe atualmente da realização desta interface entre o Poder Judiciário e os Advogados, tendo em vista que o Novo Código Civil adotou a sistemática dos chamados conceitos abertos, ou seja, regras gerais que deverão ser interpretadas pelos magistrados, auxiliados pelos advogados, e aplicadas aos casos práticos.

Guerreiro continuou seu discurso enfatizando a importância da criação do Ibrademp para auxiliar os profissionais deste ramo do Direito em seu aperfeiçoamento técnico/jurídico e congratulou seus três fundadores, ou em suas palavras, “a tróica”, pelo empreendorismo e lembrando a passagem do livro de Antoine de Saint-Exupéry demonstrou seu apreço pelos novos amigos, dizendo: “Não os conhecia, mas já me sinto entre amigos”.

A solenidade foi encerrada com as palavras do Desembargador Hamilton Elliot Akel, que representou o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo no evento; e ressaltou a importância do estudo do Direito Empresarial e disse, ainda, que o Instituto chegava para o mundo jurídico para suprir uma lacuna existente. O evento também contou com as presenças dos membros do Conselho Consultivo do Ibrademp, Newton de Lucca, Newton Silveira, Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, Paulo Salvador Frontini, Jacques Labrunie, dentre outros.