Incentivo ao desenvolvimento tecnológico

0
1


O governador Geraldo Alckmin assina no próximo dia 6 de fevereiro o Projeto da Lei de Inovação para o estado de São Paulo e o decreto que institui o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos. A cerimônia será realizada no auditório da Fapesp (Fundação de Amaparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), a partir das 10 horas, com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, e do presidente da Fapesp, Carlos Vogt.

Após a assinatura, a Lei de Inovação paulista será encaminhada pelo governador à Assembléia Legislativa para votação. Os objetivos do projeto da Lei são disciplinar juridicamente os mecanismos de transformação de conhecimento científico e tecnológico em atividade produtiva – articulando órgãos e entidades vinculados à administração pública estadual – e possibilitar que o conhecimento seja produzido dentro do setor produtivo, especialmente entre as empresas de base tecnológica. O projeto da Lei de Inovação para o estado de São Paulo foi elaborado pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concite).

Já o Sistema Paulista de Parques Tecnológicos tem a finalidade de atrair, criar, incentivar e manter empresas de base tecnológica e instituições de pesquisa e desenvolvimento. O Decreto prevê a criação de cinco parques tecnológicos – na Grande São Paulo, em Campinas, São José dos Campos, São Carlos e Ribeirão Preto – para promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda nessas regiões.