Incentivo ao uso de MMS

0
19


As maiores operadoras de telefonia móvel do Brasil – Amazônia Celular, Brasil Telecom GSM, Claro, CTBC, Oi, Telemig Celular, TIM e VIVO – acabam de fechar uma parceria para viabilizar, entre os clientes, a troca de Mensagens Multimídia, as chamadas MMS, que permitem o envio de imagens, texto e áudio para celulares de outras empresas.

Para viabilizar este novo modelo para interoperabilidade de MMS, anunciam um acordo que prevê a contratação da plataforma e dos serviços da VeriSign. A companhia foi selecionada pelas oito operadoras para centralizar suas conexões, gerenciar o tráfego entre elas e adaptar o conteúdo, quando necessário, para o padrão usado pelos receptores.

Nesta fase de pré-lançamento, as operadoras e a VeriSign iniciam o fornecimento do serviço em caráter de teste. Em breve, quando os contratos estiverem assinados por todas as empresas envolvidas, o novo modelo para interoperabilidade de MMS será disponibilizado na íntegra aos usuários. A tarifa de envio de mensagens entre operadoras vai variar de acordo com os planos de cada uma delas.

Até hoje, a troca de mensagens multimídia no Brasil ocorria somente entre clientes de uma mesma operadora. Com o acordo, o objetivo das empresas é incentivar e acelerar o desenvolvimento do mercado de MMS no Brasil. Por isso, o modelo escolhido foi diferente do adotado para permitir a troca de mensagens SMS – os populares torpedos – com clientes de outras operadoras. No caso dos torpedos, as operadoras firmaram acordos de interoperabilidade uma a uma (ponto a ponto).