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A VMX 360º desenvolveu a plataforma VMX 360º para atender as empresas que acreditam na importância do customer service. Com a plataforma é possível integrar e registrar tudo que não é “first call resolution” e que necessita de uma ação secundária. Além disso, com o uso da ferramenta, os departamentos de logística, financeiro, after sales e comercial são sistematizados, proporcionando a interação das áreas.
A solução integra departamentos e padroniza informações, o que segundo a  VMX 360º, permite reduzir o tempo médio de atendimento em 50%. “Com a plataforma VMX 360º uma empresa consegue gerenciar a entrada e saída de e-mails e acompanhar o tempo de atendimento. Também centraliza os registros de todos os históricos dos contatos dos clientes e consegue acompanhar os prazos e as resoluções dos processos”, explica Eric Andrade, diretor operacional da VMX 360º. Segundo o executivo, por meio dos relatórios emitidos pelo sistema é possível analisar os motivos das demandas que são encaminhadas ao segundo nível de atendimento, facilitando os estudos dos processos e orientando a solução dos problemas, o que contribui para a melhoria contínua do serviço.
“Com essa plataforma baseada no conceito XRM e focada na agilidade das informações e na qualidade do relacionamento, muitos processos são sistematizados de forma integrada e a centralização do histórico do cliente, assim como o workflow das reclamações, proporciona uma grande melhoria do relacionamento da empresa com os clientes”, justifica Cláudio Torck, diretor comercial da VMX 360º.

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A Business Objects, fornecedora de soluções de Business Intelligence, anuncia a disponibilidade de novos kits de integração para conectar a família de aplicações Oracle com o BusinessObjects XI versão 2. A empresa proporciona aos clientes acesso a uma ampla gama de soluções e aplicações Oracle, incluindo bases de dados, cubos multidimensionais do Oracle OLAP, PeopleSoft, JD Edwards, Siebel, e as aplicações do e-Business Suite da Oracle.

“Com a consolidação acontecendo rapidamente no cenário atual, a infra-estrutura de informação de uma companhia parece estar em fluxo contínuo. O Business Intelligence funciona como a face da infra-estrutura de informação de uma companhia e é importante que as organizações implementem uma solução de BI que assegure visibilidade contínua, acesso e análise de dados operacional de maneira a gerenciar a performance empresarial. Enquanto a Oracle integra novas soluções e convida os clientes a migrarem para o Fusion nos próximos anos, a Business Objects proporciona uma solução poderosa para estabilizar os processos de negócios e proteger os usuários finais de mudanças inesperadas”, destaca Fernando Corbi, diretor geral da Business Objects no Brasil.

Os kits de integração do BusinessObjects XI versão 2 entregam grande capacidade de execução, integração sem “emendas” e BI em uma arquitetura comprovadamente flexível. Esses kits oferecem integração pré-construída com retorno rápido e apresenta drivers nativos e plug-ins de segurança que ampliam a estrutura de segurança existente. Usando os kits de integração, os clientes podem libertar o valor dos dados transacionais por meio de relatórios seguros, painéis de controle interativos e indicadores de performance enquanto facilita o gerenciamento e distribuição de informação corporativa dentro dos vários ambientes Oracle.

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O departamento jurídico da AES Eletropaulo, distribuidora de energia elétrica, gerencia um grande volume de processos distribuídos por seus escritórios credenciados, para tanto, precisava de ferramentas que permitissem compilar todos os dados dos processos, atualizados, para aumentar seu controle gerencial e ainda prover acesso on-line. Neste sentido, a empresa unificou todas as informações em uma única base de dados, com o módulo de acompanhamento de processo do Sisjuri – Sistema Jurídico Integrado -, suíte para gestão das rotinas administrativas, desenvolvido e implementado pela BCS Informática, especializada em soluções para advocacias.

A implantação, que teve início em novembro de 2004, permitiu que o jurídico extraísse informações gerenciais dos dados que, anteriormente, estavam espalhados pelas bancas de direito. Na verdade, com tantos escritórios terceirizados, era praticamente impossível compilar e manter um controle dos casos. Para se ter uma idéia, atualmente, tramitam no Poder Judiciário, em que a empresa figura tanto como autor ou como réu, cerca de 15 mil processos de diversas naturezas como cobrança por falta de pagamento de consumo regular e irregular de energia elétrica.

Em decorrência disto, a companhia mantém um departamento jurídico interno com 14 advogados, que controla o trabalho das advocacias terceirizadas. Mas, apesar dos benefícios da terceirização das defesas, um dos principais entraves era não poder responder a todos os questionamentos das áreas de negócios. Antes do início da implantação não existiam relatórios gerenciais dos processos. Com o novo sistema, além de concentrar as informações dos escritórios em uma única base de dados, foi possível contar com recursos como filtros que permitem cruzar dados e definir novos parâmetros de relatórios de acordo com as necessidades, bem como conhecer todos os detalhes dos casos em andamento na Justiça.

Agora, os departamentos jurídicos da Eletropaulo – central e seis unidades -, recebem os processos e uma equipe administrativa faz o cadastro inicial. Esse cadastro, então, é escaneada e enviada para o escritório credenciado, que pode acessar os processos sob sua responsabilidade e atualizá-lo com os andamentos, agendar as audiências, cadastrar as garantias processuais e encerrar os processos. Tudo on-line. Com este procedimento, a empresa garantiu acesso a informações gerenciais atualizadas e já conta com a nova base interna de processos, que foi criada a partir dos dados fornecidos pelos escritórios credenciados e com enfoque gerencial. Esta nova base vai permitir acesso rápido a todos os dados, provendo ao departamento jurídico maior controle sobre o trabalho dos escritórios, o que garante um gerenciamento proativo e eficiente.

A implantação do projeto foi dividida em etapas. Primeiro foi feita a instalação e configuração do sistema, depois, os especialistas da BCS alimentaram o sistema com a coleta de dados sobre os advogados credenciados para a extração de todas as informações gerenciais bem como dos andamentos dos casos. Então, estabeleceu-se os parâmetros para o cadastro de novos processos. E, neste momento, a BCS está disponibilizando o acesso à base da Eletropaulo, on-line, para os escritórios credenciados. “A próxima etapa prevê a extração dos relatórios gerenciais”, explica Marcelo Souccar, sócio da BCS responsável pela implantação. A previsão é que tudo esteja completamente implantado no fim do primeiro semestre de 2005.

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A In House, empresa especializada em serviços de tecnologia e call centers, concluiu o projeto de integração dos sistemas administrativos da ControleNet em uma única base de dados. O projeto, que contou com a participação da Integradora Solução Informática, envolveu a implantação dos módulos de CRM, Vendas, Contas a Pagar e Receber, Bancos, Estoque e Assistência Técnica do software ERP Apolo, fabricado pela Riosoft.
O principal objetivo do projeto foi a introdução de uma ferramenta mais moderna, que pudesse atender às necessidades do dia-a-dia. “Com esse investimento podemos agora buscar novas informações que não estavam disponíveis anteriormente”, explica Eduardo Favaretto, diretor da ControleNet.
A instalação do aplicativo aumentou a facilidade de gerar e enviar dados para apoio à tomada de decisões gerenciais. Além disso, Favaretto destaca a maior praticidade na geração de relatórios administrativos e a possibilidade de customização, o que agilizou processos internamente, como o de recebimento de estoque. Apenas por simplificar tarefas habituais, que agora são realizadas mais rapidamente, gerando tempo livre para o pessoal de vendas se focar em novos negócios, a empresa espera aumentar seu faturamento entre 20% e 30% no primeiro semestre.
Em alguns meses, o software Apolo também facilitará a atualização de informações da base de dados local e da loja virtual da ControleNet, que precisavam ser atualizadas separadamente mesmo sendo compostas por conteúdo idêntico.

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