Inovação nas pequenas e médias empresas

Com o objetivo de avaliar a forma como as pequenas e médias empresas estão inseridas no mercado e sua opinião sobre inovação tecnológica, a Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras) ouviu 184 delas nos últimos meses. Entre os destaques do estudo, a avaliação de 84% dos entrevistados é de que as oportunidades de mercado são propulsoras da inovação.
Ficou clara também a visão de que estão sendo renovadas as práticas internas, com uma preocupação maior na capacitação de pessoal e de novas práticas de gestão. Outro dado interessante diz respeito aos incentivos fiscais e não fiscais às atividades inovativas. De acordo com o estudo, 62% das empresas que investem em inovação disseram desconhecer a oferta de incentivos, mas 89% gostariam de conhecer.
Para Martín Izarra, diretor da Anpei e um dos organizadores do estudo, as respostas dadas pelas empresas indicam que elas estão investindo nos processos internos de inovação. No entanto, o executivo fez questão de afirmar que os recursos financeiros são os principais entraves para inovação nas empresas de pequeno e médio portes, e que a falta de recursos humanos e sua capacitação também são relevantes. Na visão de Martín, o motor da inovação está no setor de vendas, que traz as idéias e as perspectivas do mercado. O diretor acredita que devem ser montadas equipes com profissionais competentes e que estimulem a diversificação e a gestão estratégica da empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima