Os negócios já perceberam que a Internet e as redes sociais podem se tornar uma boa maneira de aumentar sua visibilidade. Especialmente, para aqueles que estão começando suas estratégias. Pequenas empresas podem tirar grande proveito das novas tecnologias, que geralmente podem ser administradas sem custos e da boa interação com seu público, que está conectado e atento às novidades.
Graziele Zonta, proprietária da Fit Cookies, loja curitibana de doces funcionais, logo após sua criação passou a divulgar seu trabalho no Instagram e em poucos dias conseguiu ter o retorno. Ela começou a publicar seus preparos na rede e recebeu pedidos em outras regiões do País. A partir de então, a marca expandiu seus negócios, lançando mais opções de produtos. “Para ser sincera, nem eu imaginava tanta repercussão. Tudo na empresa era online até o surgimento da primeira franquia, em São Paulo. Além do nosso perfil, vemos nossos produtos sendo divulgados pelos nossos clientes. Ou seja, estamos presentes em um universo onde a divulgação espontânea, se for realizada da maneira correta, pode consolidar uma marca”, conta a executiva. Hoje, a marca está presente em mais de 80 pontos de venda no Brasil, além de uma unidade própria (Curitiba) e duas fraqueadas (São Paulo e Fortaleza).
Outro caso de sucesso foi com o jornalista e profissional de marketing Augusto Köech, ele criou a marca masculina de acessórios Guto Köech, reconhecido pelos seus terços. Como tinha baixo investimento, ele focou suas ações no Instagram. “O nosso trabalho na rede começou como uma brincadeira, mas acabou nos surpreendendo. A ideia era dizer que, melhor do que estar protegido, é estar blindado. O público abraçou esse conceito e a divulgação espontânea da Guto Köech ganhou o Brasil. Além dessa divulgação, a maioria dos contatos e vendas da grife ainda começam por meio dos comentários no Instagram”, detalha ele. Hoje, a marca expandiu sua gama de produtos, inclusive, para o público feminino.