O canal para quem respira cliente.

Inteligência competitiva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A ADVS Brasil, consultoria associada à ADVS francesa e voltada à condução de processos de análise estratégica, traz ao Brasil um programa de certificação, em parceria com a Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence (ACI), especialista norte-americana em inteligência competitiva e inteligência estratégica. Trata-se do Competitive Intelligence Professional – CIP, voltado aos executivos de inteligência competitiva, estratégia e de marketing, ou ainda profissionais em nível de diretoria que buscam aprendizado sobre técnicas e ferramentas de análise estratégica e competitiva.

 

O curso tem como objetivo reforçar a capacidade de atuar em uma função voltada à inteligência competitiva, e também ajudar a definir o escopo, as ferramentas e o modus operandi de um programa de inteligência competitiva. Ao termino do programa, os alunos recebem o certificado CIP da Fuld-Gilad-Herring Academy of Competitive Intelligence. Os interessados devem acessar www.vsbrasil.com.br/inscricao.aspx.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência competitiva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



O tema inteligência competitiva tem ganhado destaque nas organizações. Muitos executivos notaram o grande potencial de ter dentro das companhias, um departamento que possa olhar estrategicamente as movimentações do mercado. Sabendo disso, o Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) realiza mais uma edição do Fórum de Inteligência de Mercado. O fórum acontece no próximo dia 24 de junho, em São Paulo.

 

Neste ano, o Fórum reúne, como sempre, cases de sucesso de empresas que mostram as práticas mais atuais do mercado. Entre as organizações que apresentarão seus cases estão: Embraco, Honda, Mangels, Lafis, O Boticário e PPG. Os temas de destaque que serão discutidos abrangem o desafio de se criar uma área de inteligência de mercado, a importância de se conhecer as particularidades dos clientes e prever movimentações no mercado, como BI pode garantir visibilidade e agilidade para a companhia, quais os riscos em IM, o valor do capital humano como fonte de busca e disseminação de informações e a estrutura de um plano de ação alinhado ao BI.

 

Serviço
Data: 24 de junho
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Empresarial de São Paulo, Centro de Eventos  – Av. Maria Coelho Aguiar, 215, Santo Amaro – São Paulo/SP
Informações no site www.ibramerc.org.br/forum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência competitiva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Nos dias 06 e 07 de abril, a IBC – International Business Communications promove a 11ª edição da Conferência sobre Inteligência Competitiva. Executivos do Brasil e do exterior apontarão as principais tendências globais em inteligência e mostrarão como estruturar a área nas organizações. O evento trará diversos casos de sucesso, além de dois workshops sobre modelos analíticos de alerta antecipado e gestão de redes relacionais.

 

O programa reunirá os principais especialistas da área. Na palestra de abertura, Alfredo Passos, sócio da Knowledge Management Company, falará sobre os erros cometidos em programas de inteligência e mostrará como evitar que as iniciativas de IC nas empresas fracassem. Logo em seguida, Alexandre Del Rey, gerente de marketing estratégico da Voith Hydro, analisará estratégias para reduzir incertezas na interpretação de sinais fracos.

 

Nove empresas trarão ainda detalhes sobre os trabalhos na área. Na primeira apresentação, o gerente de controladoria da Aliança Brasil, Reginaldo Queiroz, abordará o uso das redes sociais na geração de inteligência. Em outra palestra, o consultor de compras da Samarco Mineração, Roberto Oliveira, falará sobre o projeto de inteligência coletiva para a área de suprimentos da companhia. Já o processo de planejamento estratégico mundial com foco em execução e planos de ação será o assunto da palestra ministrada pelo gerente de planejamento estratégico da PPG Industrial, Carlos Rodella.

 

Outro do destaque do evento será a palestra do responsável pela área de inteligência de mercado do O Boticário, Victor Acquaviva. O executivo explanará sobre o sistema de coleta de dados desenvolvido pela empresa entre funcionários e franqueados. Completam o programas as apresentações da Bairro Novo/Odebrecht, Basf, Cortex Intelligence, Embraer, Global Intelligence Aliance, Lafis, Metlife, Mentor Consulting, Plugar, Roche e Ticket. Entre os temas que serão discutidos estão a construção de cenários para o mercado imobiliário, processos de War Game, IC aplicada na área de vendas e inteligência de mercado no setor de defensivos agrícolas.

 

Após a sessão principal, dois workshops com especialistas do exterior encerrarão o evento. No primeiro, o sócio fundador da Midas Consulting, Adrian Alvarez, mostrará como antecipar as principais forças que afetam o desempenho das empresas. Já o segundo workshop terá como tema a gestão sistemática das redes relacionais e será ministrado pelo diretor da Egideria – França, Yves-Michel Martí.

 

Serviço
Data: 06 e 07 de abril
Horário: das 08h20 às 17h40
Local: Hotel Paulista Plaza – Alameda Santos, 85, Jardins – São Paulo/SP
Informações pelos telefones (11) 3017-6808, no site www.informagroup.com.br/ic ou pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inteligência competitiva

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

A ESPM realiza, no dia 31 de maio, em São Paulo, a palestra “Uma visão sobre a prática de Inteligência Competitiva”, com o gerente de Inteligência de Marketing e Business Intelligence da Red Bull do Brasil, Jorge Bittencourt. O evento é aberto ao público e com entrada franca. Nesse encontro será abordado, entre outros assuntos, a experiência do profissional brasileiro em inteligência competitiva, a evolução da área no Brasil e a experiência da implantação de IC nas empresas utilizando a Red Bull como case.
Inteligência competitiva é um programa sistemático ético para a coleta, análise e gerenciamento de informações externas que podem afetar os planos, decisões e operações de uma empresa.
A palestra é resultado da parceria firmada entre a ESPM e o Capítulo Brasileiro da Society of Competitive Intelligence Professionals – SCIP que consiste em apoiar os cursos de graduação e pós-graduação, especialmente na área de Comunicação Social e Administração quanto à utilização da ferramenta nas empresas e o desenvolvimento profissional.
Serviço
Data: 31 de maio
Horário: 16h às 18h30
Local: ESPM – Campus Profº Francisco Gracioso – Auditório Vitor Civita – rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 5085-4600 ou pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima