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Inteligência de mercado

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O Terra, empresa de Internet e mídia digital, está investindo cerca de U$ 7 milhões no desenvolvimento de uma área totalmente dedicada à Inteligência de Mercado. A iniciativa visa possibilitar que o mercado tenha uma análise da interação do internauta com a mídia digital nas diversas plataformas (computadores, celulares, TVs, etc.).

 

A nova área, que será dirigida por Marcelo Coutinho, professor da FGV, e composta por uma equipe de profissionais das áreas de economia, administração e jornalismo, tem o objetivo de gerar resultados para as estratégias de comunicação dos anunciantes do portal por meio da combinação de dados de audiência, ferramentas de análise de tráfego internas e pesquisas proprietárias. Coutinho responderá diretamente a Paulo Silva, diretor de publicidade América Latina e Estados Unidos.

 

De acordo com Fernando Madeira, CEO do Terra para América Latina, trata-se de um modelo que vai antecipar tendências e permitir aos anunciantes obterem métricas de retorno de investimento, além de insights sobre o comportamento dos consumidores em cada país nas diversas interfaces digitais. “A nova área vai entregar para os anunciantes inteligência de mercado e informações exclusivas, em tempo real”, afirma.

 

Antes de ingressar no Terra, Coutinho ocupou diversas posições no Grupo Ibope, foi diretor de pesquisa do Zoom Media Group (EUA), pesquisador visitante no Grupo de Tecnologia da Informação da Universidade Harvard, e gerente de marketing e editor-assistente de economia internacional na Agência Estado. Ele obteve o doutorado em Sociologia na USP e é bacharel em Publicidade (USP) e Administração (FGV).

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Em um período onde as incertezas da economia mundial se tornaram as grandes preocupações da maioria das empresas, as ações de inteligência de mercado acabam sendo enxergadas como a grande arma para enfrentar estes desafios. Com isso, o Fórum de Inteligência de Mercado, marcado para 18 de junho, em São Paulo, irá apresentar, não somente as iniciativas que alavancaram as empresas neste período turbulento, como também projetos que revolucionaram as empresas.

 

Além disso, haverá o debate “Inteligência de Mercado como Fonte Geradora de Resultados”, com executivos da Goodyear, Eletropaulo, Abbott e Syngenta. Dentre os cases que serão apresentados estão: “War Game”, implementado pela Roche para a coleta de informações junto à força de vendas; a metodologia NPS (Net Promoter Score), desenvolvida pela Tam para a identificação de clientes e melhoria de serviços; a “Must Win Battles”, procedimento utilizado pela Tetra Pak para a unificação da análise estratégica em 165 países; e o projeto “Clubes de Sinergia”, implantado pela Accor, que garante todos os anos, a conquista de mais de 100 milhões em volume de negócios.

 

O evento é Organizado pelo Ibramerc – Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado, entidade pertencente à Federação Brasileira de Desenvolvimento Corporativo (Febracorp). “No ano passado, o congresso reuniu mais de 400 executivos e, neste ano, iremos manter este mesmo sucesso”, afirma Robson Alberoni, presidente do Ibramerc.

 

Serviço
Data: 18 de junho
Horário: das 8h às 18h
Local: Centro Empresarial – Av. Maria Coelho Aguiar, 215, Bloco G., 2º And, Santo Amaro – São Paulo/SP
Informações pelo telefone 3053-1300 ou no site www.ibramerc.org.br/im

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O Ibope e a Escola Superior de Propaganda & Marketing (ESPM) apresentam ao mercado uma nova pós-graduação em Inteligência de Mercado, desenvolvida para capacitar especialistas nas questões mercadológicas dos negócios. O programa Lato Sensu forma profissionais focados no valor estratégico da informação como diferencial competitivo. As inscrições para o processo seletivo estão abertas até o dia 16 de fevereiro.

 

Ministrado por executivos do Ibope e professores da ESPM, o curso está estruturado nos módulos Business Administration, que aborda temas como a análise do ambiente de negócios, marketing, liderança e gestão de equipes; e Técnico, composto por disciplinas como valor estratégico da informação, inteligência competitiva, sistemas de informação e planejamento de pesquisa, entre outros.

 

Indicado para profissionais de qualquer formação acadêmica em busca de especialização na análise de informações de mercado para a tomada de decisões estratégicas, a pós-graduação tem duração aproximada de 15 meses e carga horária de 360 horas-aula. Para outras informações, entre em contato com a Central de Atendimento ao Candidato pelo telefone (11) 5081 82 25.

 

A instituição de ensino promove uma aula inaugural para interessados no dia 26 de janeiro, sobre o tema “Inteligência de Mercado – A nova visão para o trabalho de marketing”, com o executivo Romeo Busarello, diretor de marketing da Tecnisa Construção e Incorporação e professor dos cursos da pós-graduação da ESPM. O encontro acontece a partir das 19h30, no auditório Profª Aylza Munhoz, no Campus Rodolfo Lima Martensen (Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana).

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