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Interação na era digital



O Grupo Pão de Açúcar anunciou a criação da GPA Digital, área dedicada aos relacionamentos, negócios, produtos, serviços e processos realizados pela empresa por meio da mídia virtual e que tem como objetivo expandir a interação das marcas na Internet. Com investimentos de R$ 10 milhões para este ano, o projeto, que teve início em agosto de 2009 e foi estruturado como área em janeiro deste ano, conta com 16 profissionais de marketing e de TI, que passam a atuar de maneira integrada, unindo diferentes escopos de trabalho.

 

A criação da GPA Digital tem como propósito antecipar as necessidades e as tendências que ocorrem no mundo virtual e acompanhar o crescimento dos usuários dessas mídias. “Com o crescimento das redes de relacionamento e a evolução da forma como as pessoas se relacionam com as empresas e marcas, entendemos a necessidade de promover uma maior interação do Grupo com o meio digital. Essa atuação será suportada por estratégias de longo prazo, que atendam as expectativas geradas pelas novas gerações e mídias, além da própria demanda decorrente da expansão da empresa nos diversos ramos de negócio”, declara Hugo Bethlem, vice presidente executivo do grupo.

 

O núcleo irá cuidar de todas do Grupo (Extra, Pão de Açúcar, Ponto Frio, CompreBem, Sendas e Assai). Estão sob coordenação dessa área: o monitoramento das redes sociais e conseqüentemente encaminhamento e recomendação das ações às áreas demandantes (ex.: Casa do Cliente, comercial, marketing, operações etc); a atualização e construção dos sites da companhia; a manutenção e fortalecimento das marcas na plataforma online; a integração das ações online e offline (promoções, interações e etc); e a implantação da estratégia de mobile marketing. Como conseqüência dessas ações a expectativa é gerar maior engajamento de consumidores, colaboradores em uma plataforma de relacionamento, inovação e de negócios via Internet.

 

Novidades

Uma das primeiras ações já realizadas pela GPA Digital é a atualização dos sites corporativos da companhia. Até o ano passado, o Grupo Pão de Açúcar contava com 28 sites (URLs), com perfis totalmente expositivos e independentes. A partir de um diagnóstico de oportunidades, o núcleo identificou a necessidade de promover a unificação de alguns portais, totalizando 13 sites, com posicionamento e características aderentes e/ou complementares, como é o caso do programa Mais e o Pão de Açúcar Delivery.

 

Paralelamente, para atualização às tendências da mídia digital, os sites receberão novo layout e tecnologias que promovem maior colaboração e troca de conteúdos, além da maior presença das marcas nas redes sociais. “O conteúdo até então gerado pela companhia evolui do sistema broadcast para um formato que permite total interação inter e entremeios”, destaca o executivo.

 

Além da reformulação dos sites, o GPA Digital, por meio da E-Life, já iniciou o trabalho de monitoramento dos conteúdos que circulam na Internet, incluindo as redes sociais, blogs etc envolvendo suas marcas e negócios. Esse trabalho inclui uma análise retroativa de todo o ano de 2009 e tem como principal objetivo identificar oportunidades de melhorias no relacionamento, na operação das lojas, produtos entre outros.

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