Interatividade pela web

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Para colocar em prática um estilo de administração focado na eficiência dos serviços aos cidadãos de Minas Gerais, o governo estadual decidiu integrar as informações em um sistema web, implantado exclusivamente pela Brisa, organização especializada em desenvolvimento de soluções para TI. O objetivo era criar um site para agilizar o atendimento.

Um dos problemas do antigo portal, é que ele não contava com estrutura necessária para atender aos mineiros com as informações oferecidas no Lig Minas, o sistema de callcenter destinado a quem necessita utilizar algum dos serviços disponibilizados pela Administração Pública do Estado de Minas por meio da central de informações. O Estado também precisava alinhar o atendimento via internet com o mesmo nível de informação e interatividade oferecido pelo callcenter. Além disso, conteúdos relativos a atual gestão, notícias relevantes do Estado e dados para empreendedores e servidores públicos se tornaram essenciais na gestão atual.

“Nós redefinimos a arquitetura de informação do site. Uma das grandes mudanças foi a busca por assuntos. Ao invés do cidadão procurar pelas pastas do governo, o que é muito comum nos portais governamentais, resolvemos passar para uma linguagem mais fácil e acessível, focando em assuntos de interesse do cidadão, como impostos, abertura de empresas, serviços ao servidor público, entre outros”, explica Marconi Martins Laia, diretor de Governança Eletrônica do Governo de Minas.

Um dos pontos a serem destacados é a criação de uma solução com regras e ferramentas de manutenção para transparência na atualização e totalmente integrada com o público. O principal desafio foi promover uma interface moderna e de auxílio ágil na localização dos serviços de forma simples e direta. Por meio de visitas à Secretaria da Fazenda, Defesa Social, Saúde, Educação, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais, a Brisa levantou os dados para criar um mapa que o Estado deveria utilizar para atingir melhor empregabilidade dos recursos de TI e comunicação para cumprimento das metas do governo.

Com a reformulação, o Governo de Minas trouxe o conceito Linha da Vida, que dispõe de informações agrupadas de acordo com a faixa etária dos cidadãos. O modelo foi baseado em conceitos explorados pelos governos dos Estados Unidos, Grã Bretanha e Canadá. De acordo com Renata Vilhena, Secretária Adjunta de Planejamento e Gestão, “o novo portal criou uma identidade visual própria, mas com compatibilidade com a política de comunicação social do Governo do Estado”, explica.

A satisfação com o novo portal é unânime. “Um dos grandes desafios é a diminuição na demanda de callcenter. Mas conseguimos alcançar a maioria dos objetivos como: disponibilidade de grande quantidade de informações, consolidar a Internet como um canal de relacionamento entre Governo e cidadão, transparência na gestão, aumento da eficiência de serviços prestados e uso da tecnologia de maneira democrática e focada no atendimento qualitativo”, afirma Marconi.