Ipiranga Química finaliza reposicionamento



O GAD’, holding de serviços de marcas, finalizou a implementação do projeto de posicionamento e nova identidade de marca da quantiQ, antiga Ipiranga Química. O plano integrado foi desenvolvido pelo Gad’Branding, Gad’Agency e Gad’Brivia. A holding de serviços de marca foi procurada pela diretoria da distribuidora brasileira de produtos químicos e petroquímicos, que buscava consolidar a mudança estratégica pela qual a organização vinha passando nos últimos anos, quando a Braskem assumiu o controle.

 

O projeto começou com uma imersão da equipe do Gad’Branding para entendimento do negócio e das necessidades. A partir dessa análise chegou-se à conclusão que a melhor estratégia seria a criação de um novo nome e identidade visual. “Estávamos trabalhando com uma marca histórica, que passava por uma mudança estrutural e o fato de aliar essas transformações a um novo nome agregaria muito à imagem. A equipe propôs então o nome quantiQ, originado do latim e que significa tanto quanto ou mais possível e o conceito está baseado nos valores da empresa”, afirma Hugo Kovadloff, diretor de criação do Gad’Branding. Na sequência, criou-se uma nova identidade da marca. “Optou-se também por uma mudança em relação a cores. O amarelo e azul cedeu lugar ao magenta, uma tonalidade quente e marcante”, afirma.

 

Após essa etapa, o Gad’Agency assumiu o projeto para desenvolver o planejamento de comunicação da nova marca para os públicos internos e externos. “Ao elaborarmos o plano levamos em consideração a necessidade de que a mudança fosse comunicada primeiramente aos funcionários e na sequência ao mercado”, afirma Valpirio Monteiro, diretor-executivo do Gad’Agency. O plano contemplou a criação de peças de comunicação e cenário de evento para colaboradores, elaboração de teasers e anúncios para mídia impressa, brand book e layout de materiais de apoio, entre outras ações. Paralelamente, o Gad’Brivia iniciou o desenvolvimento de três peças para comunicar a nova identidade da quantiQ: o hotsite (www.quantiq.com.br), layout da extranet e da intranet da organização.

 

Fernando Rafael Abrantes, diretor-presidente da quantiQ, explica que viu nesse projeto uma oportunidade de reenergizar a companhia. “Acreditamos que a nova marca é um incentivo para a empresa alcançar sua meta. Os projetos para 2009 incluem maior cobertura do mercado, aumento de produtividade da equipe e foco no relacionamento com os clientes”, afirma.

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