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Jill Standish, diretora sênior e líder do grupo para o setor de varejo global da Accenture

Jovens desejam novos modelos de compra

Os varejistas que buscam conquistar a carteira e a fidelidade à marca da próxima geração de consumidores – a geração Z – precisarão intensificar o foco em novas formas de engajamento. Este grupo está à procura de ferramentas digitais avançadas, tais como a capacidade de comprar diretamente por meio de plataformas sociais visuais, incluindo YouTube, Facebook, Instagram e Snapchat. É o que revela nova pesquisa global de consumo da Accenture.
Feito com base em entrevistas realizadas em outubro e novembro de 2016 com quase 10 mil consumidores de 13 países, incluindo Brasil, de seis continentes, o estudo examina as atitudes e expectativas das gerações Y e Z durante a atividade de compra, revelando hábitos e preferências distintos. Uma das conclusões é que se torna imperativo que os varejistas repensem e redefinam suas capacidades e métodos de compras digitais.
O estudo aponta, por exemplo, que as mídias sociais estão se tornando um importante canal de compras diretas para a Geração Z, com 69% interessados em comprar diretamente via mídia social.  Além disso, 44% citam as mídias sociais como uma fonte popular de inspiração de produtos e 37% aumentaram o uso de mídias sociais para a tomada de decisões de compra no último ano.
“As mídias sociais surgiram como uma verdadeira revolução para atingir os compradores da Geração Z, que são nativos digitais”, defende Jill Standish, diretora executiva sênior da prática da Indústria de Varejo da Accenture. “Para ter sucesso neste mundo cada vez mais digital, os varejistas devem entender as expectativas, os círculos de influência e os comportamentos dessa geração, especialmente seus hábitos de uso de mídias sociais e como eles diferem da Geração Y.  Se eles estão gastando seu tempo em plataformas sociais, este é o local onde eles querem adquirir seus produtos.”
Ao mesmo tempo, porém, as conclusões mostram que os varejistas não podem se dar ao luxo de negligenciar a loja física, já que 60% dos compradores da Geração Z ainda preferem comprar na loja, e 46% ainda irão até a loja para obter mais informações antes de fazer uma compra on-line. Nos Estados Unidos, 77% dos entrevistados da Geração Z disseram que as lojas físicas são seu canal de compras preferido. O Brasil segue essa tendência global, embora com uma adesão um pouco menor que nos EUA: no país, 56% dos entrevistados da Geração Z preferem comprar na loja, contra 52% dos jovens da Geração Y e 50% dos mais velhos da Geração Y.
A pesquisa também revelou que os consumidores da Geração Z estão interessados em novos métodos de compras. Quase três quartos (73%) deles têm interesse em ofertas de assinatura com curadoria para moda e 71% apreciam programas de reabastecimento automático, com uma maioria esmagadora disposta a transferir mais de metade de suas compras para um varejista que ofereça esse serviço. Além disso, 38% estão dispostos a experimentar pedidos ativados por voz, enquanto 25% estão ansiosos para utilizar esse recurso e 10% declaram que já o fazem.
“A capacidade de oferecer uma entrega de produto confiável e precisa e uma experiência de consumo excelente exige que os varejistas aumentem a sua capacidade de digitalização, inovação e aproveitamento dos dados do consumidor. A coleta bem-sucedida de insights pode aumentar o valor do ciclo de vida de cada cliente”, explica Standish. “O fato de que os compradores da Geração Z estão abertos a novos métodos de compras é uma oportunidade real para os varejistas obterem novos dados de consumo e se aproximarem desse público.”
CONCLUSÕES IMPORTANTES OS COMPRADORES DA GERAÇÃO Z
 
Círculos de “influenciadores”
Os consumidores da Geração Z são mais propensos que os indivíduos da Geração Y a comprar um item em virtude de: o que a família deles pensa; recomendações de vídeos no YouTube; o que seus amigos pensam; comentários em mídias sociais. Além disso, ao fazer compras on-line, a Geração Z é geralmente mais propensa do que a Geração Y a: conversar com um assistente de vendas on-line; ir até a loja física para obter mais informações; pedir a opinião dos amigos por meio de mídias sociais, mensagens de texto ou telefone; pedir a opinião dos familiares por meio de mídias sociais, mensagens de texto ou telefone.
Não criam forte fidelidade à marca
Apenas 16% dos indivíduos da Geração Z compram em uma única loja para roupas ou itens de moda (em comparação a 26% dos indivíduos mais velhos da Geração Y); apenas 19% fazem compras em uma única loja para itens de saúde e beleza (em comparação a 34% dos indivíduos mais velhos da Geração Y); e menos de 38% compram produtos alimentares em um único lugar (contra 55% dos indivíduos mais velhos da Geração Y). No Brasil, 14% dos entrevistados da Geração Z são leais a 1 marca de roupas ou itens de moda, enquanto 64% são leais a até 3 marcas. Já 17% da geração de Millennials mais velhos são leais a 1 única marca, enquanto 71% são leais a até 3 marcas.
Compradores impulsivos
Os compradores da Geração Z são mais propensos do que a Geração Y a fazer uma compra porque: eles só queriam comprar alguma coisa; eles viram aleatoriamente algo que gostaram; ou algo foi recomendado por um amigo ou familiar. Além disso, a Geração Z é mais afeita à entrega rápida que a Geração Y, e está disposta a pagar por isso. Na verdade, 58% dos entrevistados da Geração Z disseram que pagariam mais de US$ 5 por entregas de uma hora. No Brasil, este percentual é ainda maior: 62%.

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