KSR obtém 133% de aumento em vendas com site B2B

0
1

O KSR Online, site de vendas da KSR, unidade de negócios da Votorantim Celulose e Papel, contabilizou, neste ano, um salto de 133% nas vendas, para R$ 3,5 milhões, somente com ofertas semanais. A expectativa é de que ocorra um crescimento maior em 2003, quando o site passará a vender a linha completa de produtos da KSR, nas 31 filiais em todo o País. Com 4.300 clientes cadastrados, dos quais mais de 2.000 compram regularmente, o site atende um volume de solicitações que gira entre 800 a 1.000 pedidos/mês, com ticket médio em torno de R$ 600. As vendas online já representam 4% do total comercializado pela companhia. A expectativa da KSR é que a parcela de vendas pela internet cresça, reduzindo os custos operacionais, aumentando o diferencial competitivo de mercado. Para isso, a empresa investe 0,7% do faturamento bruto, de R$ 230 milhões, em tecnologia para o e-commerce.

A entrega dos pedidos é realizada num prazo de até 24 horas. Para garantir a agilidade, a KSR investiu no treinamento da equipe. Toda a força de vendas, interna e externa, foi treinada a fim de garantir que todos estejam sintonizados e aptos a orientar os clientes. Segundo Eliana Lobão, gerente de Marketing da KSR, essas ações foram norteadas pelo plano de marketing, que teve como objetivo principal fazer com que os clientes adquirissem o hábito de utilização do novo canal e quebrar a inércia cultural da internet. Bastante personalizado, o site identifica o cliente no momento do logon, apresentando a ele itens como: o cartão de compras KSRCard (aos clientes filiados), estoque e preço dos produtos de sua região, relacionados ao segmento do mercado ao qual pertence.