Laserfiche auxilia setor de saúde

0
4


Administrar históricos de pacientes, controlar a agenda de exames e consultas, além de analisar dados sobre o setor são algumas das atribuições dos milhares de hospitais, clínicas e agências de saúde espalhados por todo o país, que requer tempo e muita organização. Desta forma, para facilitar esse gerenciamento, melhorar o desempenho administrativo e agilizar o atendimento aos pacientes, estas instituições podem contar agora com a Laserfiche, fornecedora norte-americana de soluções de GED utilizando tecnologia de gerenciamento de imagem, workflow, digitalização automatizada, OCR e gerenciamento de registros.

Por meio da implantação de um software de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED) da empresa, o usuário primeiramente transforma em arquivos eletrônicos todos os documentos em papel – sejam eles prontuários, receitas, pedidos de exames etc – agilizando o acesso à informação, que pode ser consultada e modificada a qualquer momento, acompanhada de um padrão de segurança oferecido pelo software Laserfiche. Além disso, essa ferramenta proporciona a redução de espaço do arquivo físico em que antes se encontravam esses documentos e não requer novos investimentos em hardware.

Associado a esse software, a ferramenta de workflow, também da Laserfiche, permite uma melhora significativa no fluxo de informação. Qualquer dado sobre determinado paciente ou médico, por exemplo, pode ser conseguido rapidamente. Essa característica é fundamental para os hospitais que recebem pacientes com convênios médicos. “Nestes casos, é extremamente importante que a informação seja on-line e eficiente, pois assim o recebimento do hospital é feito logo após o fechamento da conta, uma vez que as faturas são enviadas ao departamento de cobrança em menos de um dia”, explica Isabel Fumero, gerente regional para o Brasil da Laserfiche, completando que “com as informações atualizadas em tempo real, os próprios pacientes também são beneficiados porque o atendimento se torna mais ágil e eficaz”.

Diante dessas características, diversas instituições médicas têm investido em sistemas de GED. Nos Estados Unidos há o Centro Cirúrgico de Baltimore, que digitalizou todo o registro médico e disponibilizou as informações de todos os pacientes para os médicos e enfermeiros na sala de operação, áreas de recuperação e consultórios, agilizando o atendimento e a realização dos procedimentos médicos. Outro exemplo é o caso da MBC Systems, uma companhia de cobranças médicas de Santa Ana, na Califórnia, Estados Unidos. A MBC utiliza soluções da Laserfishe para processar mais de oito mil registros de contas por dia.