Clique e visite a landing do Congresso ClienteSA 2022

O canal para quem respira cliente.

Leve aumento na atividade do comércio

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Em maio, os movimentos dos consumidores nas lojas teve um leve crescimento de 0,6%, com relação a abril. Entretanto, se comparar com o mesmo mês em 2014, o crescimento foi maior, de 3,4%. Conforme aponta o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. No acumulado do ano até agora, (de janeiro a maio de 2015) a atividade varejista avançou 1,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Por outro lado, segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento do custo do crediário, a baixa disposição do consumidor em contrair novas dívidas, a alta da inadimplência e da inflação estão prejudicando o dinamismo da atividade varejista neste ano, mantendo-a com baixo ritmo de crescimento.
 
A maior retração do consumidor nas lojas em maio ocorreu no segmento de veículos, motos e peças, o qual recuou 1,9% frente abril. Também se observou retração de 0,8% no setor de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Na direção contrária, houve elevações modestas no movimento dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (+0,4%) e nos supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (alta de 0,3%). Já segmentos de combustíveis e lubrificantes (+1,6%) e de material de construção (+2,4%) registraram expansões mais significativas neste período.
No período acumulado de janeiro a maio de 2015, três setores estão com crescimento e três com queda. As altas estiveram nos segmentos de tecidos, vestuário, calçados e acessórios (6,2%); móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (4,6%); e supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (1,5%). Já no território negativo, houve recuos de 12,2% no segmento de veículos, motos e peças; de 7,9% em combustíveis e lubrificantes; e de 10,1% no segmento de materiais de construção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima