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Ligados na tendência

Autor: Camila Leoni Nascimento Smith de Vasconcellos
Nos dias atuais, é fundamental entender e analisar os fatores que afetam o comportamento de compra para que os profissionais de marketing possam direcionar melhor seus esforços. A adoção de tecnologias digitais e as redes sociais têm motivado a mudança nos hábitos de consumo e as formas de relacionamento entre os consumidores e o varejo, fazendo surgir um consumidor digital e multicanal. Este consumidor é mais exigente e racional em suas compras, na qual a internet exerce grande influência na busca de informações para a escolha de produtos, uma vez que possibilita comparações e informações sobre características, preços e condições, serviços, garantias e formas de uso.
 
Devido ao crescimento da mídia internet e ao alto alcance que ela pode proporcionar, os anunciantes utilizam uma variedade de formatos de propaganda. Dentre as principais formas de propagandas online estão as redes sociais.
 
O papel do consumidor mudou e já não são mais indivíduos isolados; agora, estão conectados uns aos outros. As redes sociais são utilizadas como fontes de informação para os consumidores durante o processo de decisão de compra. Esta rede de relacionamento pessoal que é composta por família, amigos e conhecidos traz grande credibilidade para o potencial consumidor. Portanto, as suas decisões são bem fundamentadas em informações e eles se tornam ativos no processo, oferecendo feedback útil às empresas. 
 
Em pesquisa realizada em novembro de 2012, por um grupo de pesquisadores da área de Administração, foram ouvidos jovens de 16 a 26 anos da classe social B, na qual os resultados apontam que, em relação à frequência de acesso à internet,  82% dos pesquisados acessam diariamente, 10% acessam de duas a três vezes por semana, 6% o fazem semanalmente, 2%, uma vez por mês e 2% acessam ocasionalmente. 
 
No que tange aos motivos de utilização da internet, 41% dos entrevistados apontam o uso para entretenimento, 24%, para o perfil profissional, 18% acessam para pesquisas/busca de informações de produtos e serviços, 14%, para relacionamento e 3%, para compra.
 
Por sua vez, no que se refere ao uso das redes sociais, 37% dos pesquisados utilizam o Facebook, 22%, o Twitter, 16%, o Orkut, 13% se valem do Linkedin, 3%, o My Space, 8% optam por outras redes sociais e 1% não participa de nenhuma rede social. 
 
O perfil de utilização da internet e redes sociais encontrado na pesquisa reforça a importância e diversidade de usos destes canais de comunicação, seja para comunicar, entreter, buscar informação, reclamar ou realizar compras.
 
Referente à compra de produtos pela internet, 58% dos entrevistados informaram ter realizado compras por meio digital e 42% deles nunca realizaram nenhuma compra. Em relação à influência das redes sociais na decisão de compra, 60% dos entrevistados informaram não sofrer influência e 40% alegaram ser influenciados pelas redes. 
 
Em relação às categorias de produtos mais pesquisados na internet, 31% dos pesquisados procuram informações sobre eletrônicos, 23% vestuário, 15% acessórios, 13% cosméticos/beleza, 11% serviços, 1% alimentos e 6% sobre outras categorias. Quanto às categorias mais compradas pela internet observa-se que 27% dos entrevistados informaram comprar eletrônicos, 22% vestuário, 10% acessórios, 7% cosméticos/beleza, 2% serviços, 2% alimentos e 30% não realizaram nenhum tipo de compra.
 
A praticidade é o principal motivo alegado pelos entrevistados para buscar informações nas redes sociais, com 44%. Na sequência, aparece a conveniência de checar a opinião de amigos/usuários que tiveram experiência com o produto/serviço (16%). As demais razões foram: encontrar ofertas e descontos especiais (12%), por oportunidade de conhecer novos produtos e serviços (11%), por ser um local de fácil interação com outros consumidores/empresa responsável (10%), por ter maior credibilidade que a TV (4%) e por outros motivos (3%).
 
De modo geral, os resultados apontam que o uso das redes sociais como fonte de busca ocorre para uma parcela significativa da amostra com 18% dos pesquisados, porém verifica-se que a maior parcela de internautas ainda usa a internet para o entretenimento (41%), apontando um grande potencial de crescimento da atividade de busca de informações para subsidiar a compra.
 
Por sua vez, a praticidade é o principal motivo de busca de informações nas redes sociais (44%). Estes resultados demonstram que o jovem busca agilizar seu processo de compra, bem como preza pela segurança e validação de sua escolha por meio da opinião dos amigos e usuários da rede.
 
Com o aumento da interação através das redes sociais, as empresas estão cada vez mais atentas às mudanças no comportamento do consumidor, uma vez que estes se encontram mais exigentes e buscam informações sobre produtos e serviços neste canal. O consumidor usa as redes para buscar informações no momento que antecede a compra, buscando comparar atributos, benefícios, garantias e preços ou para mencionar experiências positivas ou negativas sobre a aquisição e uso. Interessante mencionar que este mesmo consumidor que hoje está procurando informações que antecedem suas compras passa a divulgar informações positivas ou negativas pós-compra.
Camila Leoni Nascimento Smith de Vasconcellos é sócia-diretora da Agência LB Comunica e doutoranda em Administração com especialização em Marketing pela Universidade de São Paulo, USP.

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O mundo está em constante mudança e os consumidores cada vez mais próximos da tecnologia. As empresas, por sua vez, buscam se adaptar às novidades do mercado. “Faz parte do processo inerente ao universo da comunicação e do marketing a flexibilidade e aculturação aos novos tempos, inclusive no ambiente corporativo”, declara Tatiana Ponce, diretora de marketing e trade da BDF Nivea Brasil. Uma das tendências é a criação de aplicativos para celulares. Com o objetivo de impulsionar a interação com o cliente, a Nivea resolveu renovar o aplicativo Nivea Sun este ano, criado em sua primeira versão em 2010. “Por conta desse nosso engajamento com o consumidor e do sucesso desse tipo de plataforma tecnológica, que é sinônimo de serviço qualificado, apostamos em renovar o aplicativo”, conta.
Desenvolvido pela AgênciaClick Isobar, o app conta agora com funções como o Despertador do Sol, por meio do qual o usuário pode programar o melhor horário para despertar tendo como referência a previsão do tempo. “Se o dia estiver ensolarado, por exemplo, o app aciona o despertador, mas caso as condições climáticas sejam desfavoráveis – céu nublado, chuva etc – o serviço poupa o usuário de acordar desnecessariamente”, explica Tatiana. Além disso, ela conta que é possível verificar as condições do clima em cidades de todo o Brasil e ainda salvar as localidades preferidas.
O aplicativo também tem a funcionalidade Alerta de Trânsito, para os clientes que gostam de se programar de acordo com as condições do caminho pelo qual vai passar. “Para isso, basta acessar o aplicativo, colocar as informações com os endereços de saída e destino, além do tipo de rota – rápida ou curta. Com base nestes dados, o programa calcula a distância, o tempo de viagem e os possíveis custos com pedágio.” A diretora acrescenta que o usuário também pode programar o despertador para avisá-lo sobre as condições no trânsito em determinado horário do dia, de acordo com suas necessidades. Além disso, o consumidor pode informar o tipo e tom de pele e o aplicativo indicará o produto ideal de acordo com suas características. “A ferramenta traz serviços que vão além dos cuidados com a pele, oferecendo funcionalidades adicionais”, afirma Tatiana. 
A nova versão do aplicativo está conta com ferramentas amistosas e funcionais, segundo Tatiana, e está disponível para Android e iOS. Na visão da diretora, a força do trabalho em equipe no desenvolvimento do app, ajuda a promover uma verdadeira imersão das agências com a marca, negócios e consumidores de uma empresa. “Conhecendo bem as peculiaridades da marca é possível desenvolver campanhas que realmente possam atingir os nossos objetivos”, declara.

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