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Loja física ou virtual? Eis a questão!

Com o crescimento vertiginoso do comércio eletrônico (no Brasil, faturou um total de R$ 14,8 bilhões em 2010, o que representa um crescimento de 40% em relação aos R$ 10,6 bilhões registrados no ano anterior), investir na web tem se tornado uma estratégia cada vez mais promissora. Para quem está em vias de se lançar no comércio, fica a dúvida: será que não é mais vantajoso apostar na loja virtual?
Pela experiência no comércio eletrônico, Robson Tavarone, sócio e diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta e da Agência Vibe, vale à pena apostar no ambiente virtual. “O universo digital oferece uma série de possibilidades com as quais o varejo tradicional não pode competir”, justifica Tavarone. Para confirmar, o empresário cita algumas das principais vantagens em se investir na internet:
– Evolução: O mercado está cada vez mais amadurecido, graças à facilidade de acesso ao computador e à banda larga.
– Novas modalidades: As compras coletivas e os clubes de compras se tornaram os protagonistas do comércio eletrônico, impulsionando e incrementando o mercado.
– Mobile Commerce: Segundo a BitWizards, as compras feitas pelos dispositivos móveis – celulares, smartphones e tablets – devem gerar uma receita de US$ 1,4 trilhão em 2015 em todo o mundo, o que representará um crescimento de cerca de cem vezes na comparação com os US$ 210 bilhões registrados em 2009.
– Social Commerce: O conceito que transformou as redes sociais em plataformas de vendas possibilita comprar através da Fan Page do Facebook, receber links com ofertas pelo Twitter, entre outras ações.
– Comodidade: Realizar compras on-line significa, hoje, lançar mão de novos hábitos de consumo, como escolha de produtos e efetivação de compra sem a necessidade de deslocamento, maior facilidade e rapidez na pesquisa de preço.
– Custo baixo: O custo de gerenciamento e manutenção da loja virtual é menor, se comparado à loja física. 
– Maior público: A internet permite atingir e atender a um grupo de clientes amplo e geograficamente disperso.
– Rápida mensuração: A internet possibilita coletar dados demográficos e de comportamento de compras de maneira rápida para responder às mudanças de hábitos e preferências dos consumidores.
– Melhorias em tempo real: Por conta da grande disseminação na web de informações do consumidor sobre suas experiências de compra, é possível efetuar melhorias com mais agilidade e assertividade nos processos de atendimento e venda on-line.
– Aprimoramento profissional: Cada vez mais, o empreendedor on-line tem à disposição cursos de capacitação no comércio eletrônico, a exemplo do Sebrae, que criou o Bolsa de Negócios, projeto que orienta a geração de novos negócios pela internet. 
– Logística otimizada: As lojas virtuais têm investido fortemente na estratégia de distribuição e entrega dos produtos, proporcionando credibilidade ao processo logístico.  
– Confiança: O consumidor está mais confiante e seguro em comprar pela internet, graças a tecnologias que preservam seus dados.

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