Lojas Cem investe em nova estrutura de TI

0
0
A rede Lojas Cem optou por renovar sua infraestrutura de TI com soluções IBM. Com o objetivo de dar suporte ao crescimento dos negócios da companhia, sem queda na qualidade do atendimento ao cliente final, a rede implementou um novo mainframe IBM e uma solução de armazenamento de dados para apoiar seu plano de negócios para os próximos anos. Em 2006, a empresa passou a integrar o seleto grupo de companhias brasileiras com faturamento superior a R$ 1 bilhão, e hoje, a expectativa é que as operações cresçam 15% ao ano até 2015. 
  
Com investimento total de R$ 3 milhões e gerenciando os dois projetos separadamente, em um primeiro momento a rede substituiu o antigo mainframe IBM pelo modelo IBM z114, um servidor que oferece mais facilidade de expansão e eficiência energética. Feita em apenas dois meses, a migração ocorreu sem nenhum impacto nas operações da rede e estendeu a vida útil dos aplicativos. 
  
Em um segundo momento, já com o novo mainframe rodando todas as aplicações da rede, a empresa deu início à implementação de um ambiente de contingência, realizada pela Net Place, parceira de negócios da IBM para o interior de São Paulo. A infraestrutura tem o objetivo de acelerar a capacidade de armazenamento do sistema e o acesso aos aplicativos, criar redundância e prover backup automático sem a necessidade de intervenção humana. 
“A maioria das soluções que encontramos no mercado exigia comandos de um técnico para que o site de contingência assumisse por completo a operação do sistema em caso de queda. Nosso volume de vendas já estava colocando a antiga tecnologia no limite, e se o sistema caísse, a performance de toda a rede ficaria comprometida. Desde a ativação do novo mainframe, contudo, não tivemos nenhuma queda, mesmo em períodos de pico”, conta Roberto Benito Junior, diretor de TI da Lojas Cem.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEles querem tudo on-line
Próximo artigoQual a sua dúvida?