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Lojas Marisa acompanham evolução do BI



Com uma história de 12 anos de utilização da solução de business intelligence (BI) da Microstrategy, a rede Lojas Marisa conseguiu alavancar as vendas com a análise detalhada e qualidade das informações. Como resultado, a empresa caminha para a evolução do business intelligence, o Pervasive BI, tornando a aplicação disponível nos mais variados níveis e etapas dos processos e permitindo a identificação de novas oportunidades de negócios. Segundo Wagner Oliveira, da área de inovação e suporte ao negócio das Lojas Marisa, atualmente a rede encontra-se em um estágio bastante maduro em relação à utilização da plataforma.

 

A última área a ter as informações incorporadas ao BI foi a de telecomunicações, em 2007, no entanto, a solução da Microstrategy vem sendo utilizada também nos departamentos contábil, comercial, prevenção de perdas, financeiro, vendas, marketing, logística e no administrativo do cartão Marisa. Graças à aplicação e à integração dos departamentos, informações gerenciais, relacionadas ao perfil e comportamento de compras do consumidor, e a gestão de categorias de produtos estão disponíveis e podem ser analisadas pelos usuários de toda a rede. Com base nos indicadores gerados, também é possível programar ações que resultem em aumento direto no volume de vendas. Além disso, alertas via e-mail, smarthpones e nos pontos-de-venda (PDV) são disponibilizados pela ferramenta Narrowcast Server, ajudando a diminuir o risco operacional.

 

Esse cenário trouxe para as Lojas Marisa e os clientes internos mais agilidade na tomada de decisão e um maior conhecimento do negócio e da performance de cada uma das áreas. O departamento de marketing descobriu, por exemplo, que os clientes de alto valor da empresa, ou seja, os mais rentáveis, demoravam a retornar às lojas depois de grandes investimentos. “Com base no perfil de compra de cada um deles, foram elaboradas campanhas, que resultaram em um crescimento de retorno às lojas de cerca de 15%. Além disso, 83% destes clientes disseram que não teriam voltado imediatamente à loja se não tivessem recebido as ofertas de acordo com o perfil”, explica Oliveira.

 

A evolução do BI – Para atingir esse estágio de amadurecimento em que se encontra o BI, desde 1996, a área de TI das Lojas Marisa trabalha na construção de uma solução que permitisse a ampliação da utilização e que acompanhasse o crescimento da organização. Na primeira fase, segundo Oliveira, o objetivo era obter conhecimento do negócio por meio de dados detalhados e os desafios estavam ligados à diversidade de sistemas e fontes de informações, alto custo e tempo para obtenção dos mesmos, afinal as tarefas até então eram manuais e repetitivas. “Entre 2000 e 2001, iniciou-se uma fase de transformação, atualizando a tecnologia e ajustando a perfomance. A idéia era nortear as decisões e posicionar a companhia à frente da concorrência”, comenta.

 

Já a partir de 2002 e até o final de 2007, a aplicação do BI passou a ser mais estratégica. O volume de informações havia aumentado e a companhia estava mudando o foco de negócio. Foi nesse momento que novos departamentos foram incorporados e surgiram as iniciativas de análise de clientes. “Os usuários começaram a demandar mais aplicações e o BI passou a ser utilizado na gestão e controle dos negócios, interação com o cliente e para identificar novas oportunidades de vendas. A gestão de demanda foi bastante importante para manter o foco dos trabalhos e dar subsídio para um crescimento paulatino”, finaliza.

 

Como a idéia é cada vez mais estender o acesso das informações para outros usuários e efetivar a adoção do conceito de Pervasive BI, entre os planos futuros, já a partir deste ano até 2010,está agregar valor à solução de BI da Microstrategy por meio da associação com as iniciativas de Radio Frequency Identification (RFID). Além de eficiência operacional, será possível conhecer informações detalhadas das várias atividades e processos que ocorrem durante a movimentação de cada um dos produtos, desde o centro de distribuição até internamente nas lojas. Questões como tempo que permaneceu na prateleira e quantas vezes determinado artigo foi enviado ao provador, poderão ser respondidas.

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