M-payment em alta

0
8
No âmbito global, pagamentos via internet móvel foram responsáveis por quase 22% de todas a transações efetuadas na rede da Adyen, no período de abril a junho deste ano, conforme aponta seu último Índice Global de Pagamentos Móveis. Este dado representa um aumento de 9% em relação ao primeiro trimestre deste ano e um aumento de 33% em relação a junho de 2013. Quase 71,5% dos clientes Adyen, em todo o mundo, processaram transações móveis neste segundo trimestre.
O índice mostra que, enquanto os computadores pessoais ainda dominam o mundo do comércio digital, o crescimento das transações móveis vem diminuindo esta diferença em quase todas as indústrias monitoradas pela empresa. Quatro verticais registraram aumentos: Viagens (+5%), Produtos Digitais (+1,7%), Varejo (+3,2%) e Ingressos (+5,3%). As transações móveis relacionadas a games mantiveram queda no período (-2,5%).
Em termos de valores de transação, o setor de varejo registrou aumento de usuários tanto de smartphones quanto de tablets, os quais aumentaram suas taxas de vendas no segundo trimestre em 10,1% e 5,6%, respectivamente. A indústria de games demonstrou um ligeiro aumento no número de usuários de smartphones (2,1%) e a compra de ingressos obteve aumento de 5,5% no valor médio de compras feitas por usuários de tablet.
“Os dispositivos móveis não podem mais ser ignorados como um canal. Cada comerciante que vende na internet precisa ter uma estratégia de pagamentos móvel que adapte seu processo de checkout para as especificações de cada plataforma mobile”, diz Roelant Prins, diretor comercial da Adyen. “Viagens, compra de ingressos e varejo destacam-se como setores que se beneficiaram ao máximo do canal mobile neste trimestre, apresentando melhorias tecnológicas como reservas de viagens ou a compra de bens de forma facilitada, rápida e mais conveniente do que antes”.
Apesar do forte desempenho do tablet no segundo trimestre, os smartphones representaram 11,9% do total de operações, contra 10% das operações realizadas pelo outro dispositivo. De acordo com os dados, quase todo o crescimento de pagamentos móveis na plataforma Adyen no segundo trimestre teve origem nos smartphones.
O Índice também explorou o crescimento das transações de pagamentos móveis em todo o mundo ao longo do último ano. A Europa lidera o mundo das transações m-commerce, com 22,7% de todas as operações efetuadas a partir de um dispositivo móvel (12,4% smartphones; 10,3% tablets). Na América do Norte, os dispositivos móveis representaram 16,9% de todas as transações (10,9% smartphone; 6% tablet). Transações móveis asiáticas responderam por 14,2% (7,9% smartphone; 6,3% tablet). A América Latina/Sul, com 6,6%, foi a única região a mostrar um aumento contínuo nas transações por tablet (2,5% smartphone; 4,1% tablet).
A edição especial brasileira do Índice de Pagamentos Móveis da Adyen revela que as transações realizadas por meio de dispositivos móveis no país têm aumentado nos últimos 12 meses. De todas as transações online realizadas por smartphones, o crescimento foi de 2,5% em junho de 2013 para 5,5% em maio de 2014. A participação total de todos os pagamentos móveis feitos no Brasil – incluindo tablets – aumentou de 5,4% para 8,7% no último ano.