Mackenzie investe em rede de dados

0
2
A universidade Mackenzie anunciou a implantação de um sistema de comunicação e tráfego de dados, no novo prédio Modesto Carvalhosa, utilizando infra-estrutura e ativos de rede da 3Com. Desenvolvido dentro do conceito de edifício inteligente, o novo prédio permitiu ao Mackenzie ampliar a área destinada aos alunos em 54 novas salas de aula, além de duas bibliotecas e diversas outras áreas, disponibilizando modernos recursos tecnológicos de comunicação, com milhares de pontos de rede em gigbit, Internet sem fio (wireless indoor e outdoor) e comunicação de dados por fibra ótica. O projeto foi desenvolvido pela Olitel Telecom, integradora escolhida pela universidade devido a capacidade de fornecer tanto o cabeamento como os ativos de redes, e de colocá-los em funcionamento no prazo de 45 dias.
 
A implantação desta nova infra-estrutura de comunicação de dadossurgiu a partir da necessidade de se dar mais agilidade aos professores e maior comodidade aos alunos. Trata-se de recorrer à tecnologia como facilitadora no processo de ensino-aprendizagem, permitindo que informações passem, da biblioteca com acervo digitalizado à sala de aula, através de uma rede de alto tráfego.
 
A solução 3Com apresentada pela Olitel ao Mackenzie contempla um núcleo de rede com acesso duplicado aos andares, do backbone aos Switchs departamentais numa rede non stop, o que permite que a informação flua por uma rede alternativa caso aconteça problema em uma via, dando mais segurança ao usuário final.
 
A interligação do prédio novo ao edifício central do Mackenzie é feita via fibra-ótica a gigabit e por rádio wireless LAN da 3Com, com 30 pontos de acesso, para disponibilizar aos alunos e professores conexões sem fio para uso de notebooks ou outros dispositivos móveis. O sistema é totalmente seguro, autenticado e dentro das políticas de segurança da 3Com, que também forneceu o software para gerenciamento de rede, com priorização de tráfego de Internet e vídeo, de acordo com a demanda do usuário final.
 
“A implantação do projeto foi simples, num prazo relativamente curto. Consideramos como principal impacto para o Mackenzie a grande performance na solução implementada, que já motivou um novo projeto em andamento”, destaca Marcelo Neri, executivo de contas da 3Com. A tecnologia implementada oferece mais rapidez no tráfego de informação, de forma segura e totalmente gerenciável, com otimização do tempo e processos. “Disponibilidade da informação e o acesso aos recursos didáticos são diferenciais do projeto, pois permite ao aluno ter acesso à informação sem sair da sala e sem mover funcionários e equipamentos de lugar”, explica o gerente da Divisão Networking da Olitel, Marcos Silva.