Maior capacidade de análise ao Big Data

0
15

A Ícaro Technologies – especializada em soluções para a gestão de ativos, segurança, redes e serviços de TI – acaba de ingressar no mercado de software para análise de dados estratégicos. A empresa passa a oferecer, em parceria com a IBM, soluções que possibilitam às operadoras analisar o grande volume de dados disponível em bases não estruturadas, permitindo aos gestores tirar conclusões e tomar decisões que impactam diretamente a operação. A expectativa da companhia é de que o novo negócio represente até 30% do faturamento da Ícaro no ano 2013, estimado em R$ 25 milhões.
 
De acordo com Kleber Stroeh, diretor executivo da Ícaro Technologies, as novas soluções são ideais para empresas que sofrem grandes pressões por qualidade e disponibilidade, sem perder de vista o controle detalhado de custos. “É o caso das operadoras de telecom do Brasil que precisam ter maior visibilidade sobre seus dados”, exemplifica o executivo.
 
Stroeh acrescenta que atualmente as operadoras colhem um grande volume de dados provenientes de diferentes fontes, como gerência de falhas, registros de chamadas e centrais de relacionamento, porém ainda não sabem gerenciar este montante. “De uma forma geral, ainda não contam com uma tecnologia gerencial que as ajude a cruzar este grande volume de dados e tirar conclusões que impactem o desempenho da operação e consequentemente o nível de satisfação do consumidor,” afirma.
 
O executivo ainda ressalta que a demanda esperada por soluções de Business Analytics motivou investimento feito pela Ícaro em tecnologia e na formação de uma equipe multidisciplinar que atuará dando suporte à nova área.
 
Pesquisas realizadas recentemente pelo instituto Gartner apontam que o mercado de software para a análise de dados, gestão de desempenho e inteligência empresarial movimentou R$ 12,6 bilhões mundialmente, com uma perspectiva de crescimento de 35% prevista para os próximos quatro anos.